VATICANO
A Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada na manhã desta quarta-feira, dia 7, na Basílica de São Pedro, marcou o início do processo de eleição do novo Papa.
Presidido pelo Cardeal Decano, Dom Giovanni Battista Re, e concelebrado pelos membros do Colégio Cardinalício, o rito solene reuniu milhares de fiéis, que já vivem a expectativa pela escolha do Sucessor de Pedro.
Após a celebração, os 133 cardeais que participarão do conclave seguirão por alguns prédios do Vaticano até a Capela Sistina, onde ocorrerá a votação. A fumaça com o resultado da primeira votação deve ser vista por volta das 14 horas, no horário de Brasília.
Durante a homilia, o Decano exortou os presentes à oração confiante, à escuta do Espírito Santo e à vivência da comunhão fraterna. “Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o Papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”.
Ele também ressaltou a dimensão espiritual do momento e a grande responsabilidade confiada aos cardeais eleitores. “Rezar, invocando o Espírito Santo, é a única atitude justa e necessária, enquanto os Cardeais eleitores se preparam para um ato de máxima responsabilidade humana e eclesial e para uma escolha de excepcional importância; um ato humano pelo qual se deve deixar de lado qualquer consideração pessoal, tendo na mente e no coração apenas o Deus de Jesus Cristo e o bem da Igreja e da humanidade.”
Ao encerrar sua homilia, Dom Giovanni Battista Re fez um apelo à oração de toda a Igreja. “Rezemos para que Deus conceda à Igreja o Papa que melhor saiba despertar as consciências de todos e as energias morais e espirituais na sociedade atual, caracterizada por um grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus.
O mundo de hoje espera muito da Igreja para a salvaguarda daqueles valores fundamentais, humanos e espirituais, sem os quais a convivência humana nem será melhor, nem beneficiará as gerações futuras.
Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, nos auxilie com sua materna intercessão, para que o Espírito Santo ilumine as mentes dos cardeais eleitores e os torne concordes na eleição do Papa de que o nosso tempo necessita”, disse Dom Giovanni.