VOLTA REDONDA
Membros da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores se reuniram na última terça-feira com a secretária Rita de Cássia Oliveira de Andrade. Participaram os vereadores Fernando Martins, Laydson Cruz e Rodrigo Furtado. O foco do debate foi o ensino durante o período de pandemia de Covid-19 e como a rede municipal tem agido para solucionar os problemas das aulas.
O vereador Fernando Martins é o presidente da Comissão de Educação e ele afirmou que estão recebendo muitas reclamações dos professores e dos pais com relação ao sistema de ensino remoto adotado pela secretaria. “Nosso papel aqui é entender como a prefeitura tem se movimentado para solucionar esses problemas. Entendemos que é um momento de adaptação para todos: rede pública de ensino, professores, pais e alunos, por isso a reunião para entender como tudo está funcionando. Não é momento de criar dificuldades e, sim, de buscar soluções práticas para que as crianças não tenha prejuízo no ensino e nem percam o ano letivo”, disse.
A secretária informou que a plataforma utilizada pela prefeitura foi ajustada para que todos os alunos sejam atendidos e possam ter acesso aos diversos conteúdos das aulas e atividades da turma e escola que frequentavam antes do isolamento social ser decretado. “Fizemos todos os ajustes para que os alunos da rede municipal de ensino tenham acesso as aulas de maneira remota. Para aqueles que encontram alguma dificuldade com o uso da plataforma digital, disponibilizamos o material impresso. O calendário acadêmico e a proposta de conteúdos estão sendo cumpridos pelas escolas, o que inclui um processo avaliativo dos alunos e recuperação paralela para os que não atingirem a média necessária”, explicou Rita de Cássia.
A merenda escolar foi outro ponto de questionamento. Por determinação da Lei Federal 13.987/2020, os municípios e estados não podem deixar os alunos sem receber a alimentação, visto que, em alguns casos, eram as únicas refeições feitas pelas crianças. Em Volta Redonda, a solução encontrada foi cada unidade escolar encaminhar a relação dos alunos que precisam receber os alimentos para a secretaria, que faz a liberação das cestas básicas às famílias.