O serviço de coleta seletiva do lixo estará disponível a partir de hoje aos moradores e lojistas do Centro. A realização será do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com a Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat), de segunda à sexta-feira, de 13h15min às 17 horas. O lançamento acontece nesta sexta-feira, às 9 horas, na Praça Ponce de Leon, mais conhecida como Praça da Matriz com as presenças do prefeito e vice-prefeita, Rodrigo Drable e Fátima Lima, do Diretor Executivo do Saae, Fanuel Fernando, do gerente de Destinação Final de Resíduos e Responsável pelo Programa de Coleta Seletiva, Sérgio Antônio da Silva, do secretário de Meio Ambiente, Roberto Beleza, entre outros secretários, vereadores e autoridades.
Uma visita nos comércios do Centro aconteceu em dois dias dessa semana, para orientar a respeito de como proceder a separação do lixo reciclável, também chamado de lixo seco (papel, papelão, entre outros), do lixo não reciclável, denominado lixo úmido (restos de alimentos, esponja de aço usada, papel higiênico, papel toalha e afins).
Agora, com a coleta ocorrendo no Centro, o diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, espera que haja uma destinação final adequada ao lixo reciclado e possa contribuir para maior geração de renda aos cooperados.
A Coleta Seletiva já funciona em Barra Mansa em diversos bairros.
O projeto já funciona em diversos bairros do município como: Ano Bom, Parque Independência, Vila Orlandélia, Santa Rosa, Cima Rosa, Ary Parreiras, Piteiras, Boa Sorte, São Luiz, Colônia Santo Antônio, Morada da Colônia I e II, Vilage do Sol, Vilage Primavera, Morada do Vale, Água Comprida, Vila Nova, Jardim Boa Vista, Nossa Senhora de Fátima, São Silvestre, Morro do Cruzeiro, Verbo Divino e nos loteamentos Harmonia, Aymoré e São Lucas, além de vários condomínios, edifícios e empresas como supermercados e escolas. A previsão é que seja instalado em mais 24 bairros neste ano, além do Centro.
Atualmente, o programa compreende 11,3 mil residências, alcançando aproximadamente 45 mil pessoas. Com a nova programação da Coleta que abrange o Centro, a expectativa é alcançar mais 64 mil pessoas, chegando ao número total de 109 mil pessoas, cerca de 60% da população total de Barra Mansa.