Pandemia do coronavírus suspende decisão de compras

0

SUL FLUMINENSE

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem afetado a rotina da população em todo mundo. Para entender mais a fundo os impactos dessa nova realidade no estado do Rio de Janeiro, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) realizou um novo levantamento sobre como a quarentena tem mudado os hábitos de consumo dos fluminenses.

O estudo mostra que 62,7% dos entrevistados suspenderam decisões de compra neste período. Além disso, para 68,2%, o consumo on-line estará mais presente após esta crise. O levantamento ocorreu entre os dias 25 e 26 de março e contou com a participação de 1.099 moradores do estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa também revelou que o número de fluminenses que fazem compras on-line (77,1%) aumentou se comparado ao período anterior à crise (72,2%) e que têm buscado canais de compra alternativos.

Na crise, 66,1% dos entrevistados pesquisam em sites do próprio estabelecimento para realizar suas compras on-line, contra 68,6% no período anterior à crise.

CANAL ALTERNATIVO

A novidade é que os fluminenses têm procurado canais de atendimento alternativos para serem atendidos. O WhatsApp tem assistido 29,5% dos fluminenses que fazem compras on-line, contra 19,7% no período anterior ao vírus. Aplicativos como iFood e Uber Eats foram citados por 8,5% dos entrevistados, contra 4,5% no período anterior.

Dentre os consultados, 18,5% estão realizando mais compras on-line; 30,4% mantiveram o número de compras, enquanto 28,2% estão fazendo menos. Outros 22,9% dos entrevistados não fazem compras on-line.

No Sul Fluminense diversos empreendedores utilizam as redes sociais para fechar vendas. Valdeir de Souza vende frangos aos finais de semana e com o isolamento ampliou as entregas e pedidos pelo WhatsApp. “Não estamos vendendo igual antes, baixou, mas é uma alternativa para tentar driblar esse período de pessoas em casa, sem ir para as ruas. O impacto é de uns 60% nos lucros”, opina o microempreendedor.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !