RESENDE
Em encontro realizado no auditório da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, o Cluster Automotivo Sul Fluminense debateu recentemente os caminhos da liderança diante do cenário de instabilidade política e econômica. O evento promovido em parceria com a representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) reuniu aproximadamente 200 profissionais, em fase de desenvolvimento em gestão.
De acordo com o coordenador da Comissão de Pessoas do Cluster Automotivo, Eduardo Almeida, para liderar, é preciso ter leitura de cenários, ser flexível e estar atento às constantes mudanças. Os líderes têm um papel fundamental para que as empresas possam vencer os mais ousados desafios. “Para isso, é fundamental envolver a equipe na busca dos melhores resultados, unindo propósitos profissionais e pessoais”, ressalta Eduardo Almeida.
Dentre os principais assuntos debatidos no encontro realizado no dia 14, estão: como criar um ambiente favorável para engajamento da equipe, o poder da comunicação assertiva e eficaz, como fazer mais com menos e ainda inovar, e como promover a sinergia entre as gerações. “Investimos continuamente na gestão de nossos recursos humanos e buscamos as melhores práticas como forma de valorizar nossos colaboradores, que reconhecemos como nosso principal ativo”, comenta o vice-presidente de produção e logística da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Adilson Dezoto.
Para o presidente da Firjan no Sul Fluminense, Antônio Carlos Vilela, em um cenário de incerteza política e econômica, as empresas têm o desafio de identificar soluções para driblar a crise e manter sua competitividade. “O líder é essencial na busca dos caminhos mais sensatos para a resolução de problemas e para gerar confiança na equipe, a fim de que todos se sintam parte do mesmo propósito”, ressalta.
Para mediar o encontro, participaram o especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, Wellington Moreira; o diretor regional da empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento Great Place to Work, Roberto Mossiman, e a gerente de planejamento de produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Lívia Simões.
SETOR AUTOMOBILISTICO
O Cluster Automotivo foi inaugurado em 2013 tendo a Firjan como integrante. O objetivo é alinhar a competitividade ao crescimento da indústria automotiva no Sul Fluminense. São 19 empresas do setor automobilístico reunidas no Cluster, que trata de cinco temas fundamentais para o crescimento do segmento na região, como habitação, energia, transporte, telecomunicações e mão de obra.