Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o Circuito Arigó movimentou o final de semana do bairro Vila Mury, em Volta Redonda. O circuito, com uma feira de artes e artesanato, aconteceu o neste sábado, 12, e domingo, 13, na Praça Lions. O objetivo é promover o artesanato municipal através do conceito de economia solidária, permitindo a preservação da cultura de Volta Redonda, a memória de Arigó e incentivando a geração de renda.
Segundo destacou a secretária Municipal de Cultura, Aline Ribeiro, a secretaria promove esse evento em parceria com coletivos de diversos bairros da cidade. Disse ainda que o Programa de ArtesanatoMunicipal (PAM) vem sendo construído desde o início de 2017, através de uma gestão participativa da política pública, promovendo cultura através da economia solidária. “Trata-se de um programa muito importante para nós da Secretaria Municipal de Cultura por ser uma forma integrada de garantir a preservação democracia e da cultura tradicional de Volta Redonda”, contou a secretária.
ATUANDO JUNTO
A líder do coletivo Artezanal e Talentos, Mara Marcia, contou que são dez lideres atuando junto com a Secretaria de Cultura e que realizam um belo trabalho. “Esse circuito Arigó faz um rodízio pelos bairros e une os artesãos. Ao todo temos cerca de 70 profissionais atuando nas feiras de Volta Redonda”, narrou Mara.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Mury, Charlei Paula, é um prazer receber a feira no bairro. “Essa é uma parceria muito interessante entre a Secretaria e a Associação. Todos só têm a ganhar”, acrescentou o líder comunitário.
O prefeito Samuca Silva, destacou que a intenção é dar oportunidade para todos os artesãos da cidade de divulgarem e comercializarem seu trabalho. Lembrou ainda que o evento faz parte da comemoração dos 65 anos de aniversário de Volta Redonda.