RIO/COSTA VERDE
A Deputada Célia Jordão, usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para defender os trabalhadores metalúrgicos da construção naval da região Costa Verde, em especial de Angra dos Reis. Após reunião com a presidência da Petrobras, a Deputada observou contradições sobre a empresa Brasfels, do grupo Keppel Fels, ter ganho a licitação para construção das plataformas P78 e P79, apresentando melhor preço, além de oferecer a mão de obra, totalmente qualificada. Além disso, segundo indicado pela empresa, há uma grande possibilidade de a empresa levar a execução dos projetos para fora do país.
Segundo a deputada, a Petrobras refutou a notícia da saída do grupo Keppel dos negócios de Construção de Plataforma Offshore, publicada pelo Petronotícias, intitulada ‘nova política de preços’, fazendo crer que o aumento de demandas aos estaleiros acarretaria desempregos. “Isso faz parecer também que vai haver atrasos nas encomendas, desqualificando nosso parque industrial e nossos trabalhadores”, enfatizou Célia Jordão.
“Quando lemos notícias de que o grupo Keppel ganhou a licitação, apresentando o menor preço, mas, que certamente levará a execução do projeto das plataformas P78 e P79 para fora do país, isso é muito preocupante. Mais preocupante ainda, quando matérias anunciam a saída do grupo Keppel dos negócios de Construção de Plataforma Offshore”, frisou.
Soluções para o setor
Célia Jordão destacou ainda que segue determinada em criar uma ‘comissão especial’ para apurar as dificuldades existentes da indústria naval no estado do Rio de Janeiro, a fim de encontrar soluções para o setor, cuja mão de obra se encontra desempregada em sua grande maioria. “Uma causa nobre e importante, pela qual se vale a pena lutar”, finalizou a deputada.