Célia Jordão defende funcionamento contínuo do reparo naval em encontro com ministro do Trabalho

Por Carol Macedo
whatsapp image 2025 10 24 at 11.42.08 (1)

ANGRA DOS REIS/BRASÍLIA

A deputada estadual Célia Jordão, presidente da Comissão de Indústria Naval e Offshore da Alerj, esteve em Brasília na quarta-feira, 22, para uma reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O encontro teve como pauta principal a inclusão da atividade de reparo naval entre aquelas autorizadas a funcionar de forma ininterrupta, medida considerada essencial para atender às demandas do setor e ampliar a geração de empregos.

Também participaram representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e da Transpetro.

A proposta surgiu a partir de uma demanda apresentada por estaleiros fluminenses sobre a necessidade de manter as operações contínuas, especialmente nos casos de reparos emergenciais. Segundo os representantes do setor, a mudança pode aumentar a competitividade dos estaleiros nacionais frente aos estrangeiros, garantindo mais segurança e eficiência às embarcações.

Célia Jordão destacou que o reparo naval é uma atividade que exige funcionamento constante. “O estaleiro que trabalha com reparo é como um hospital, que tem urgência e emergência. Ele precisa estar sempre de portas abertas. Essa possibilidade vai gerar novas oportunidades de trabalho, melhorar a arrecadação do Estado e movimentar a economia do mar”, afirmou.

A deputada também alertou para o risco de irregularidades decorrentes da ausência de uma regulamentação mais clara sobre o tema e reforçou a necessidade de avançar no diálogo com o Governo Federal.

Durante a reunião, o ministro Luiz Marinho reconheceu a relevância da pauta e reforçou o compromisso com a negociação entre as partes. “O que nós pudermos ajudar, vamos ajudar. Estamos à disposição. Precisamos resgatar o papel da negociação, o papel dos sindicatos de ambas as partes”, afirmou.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos