PORTO REAL
A Faculdade de Tecnologia da UERJ, em Resende, recebeu na quarta-feira, dia 3, a primeira cerimônia de formatura do curso de Operador Geral, iniciativa voltada à qualificação profissional para a indústria automotiva do Sul Fluminense. O programa é resultado de uma parceria entre o Cluster Automotivo, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiaia e Porto Real (Sindireal) e o Centro de Capacitação Profissional e Inovação de Porto Real (Cecpi Real).
Participaram desta primeira turma 44 alunos, sendo 30 de Porto Real e 14 do município de Itatiaia. O diretor do CECAPI Real, Eduardo Linhares, destacou o caráter estratégico da formação. Segundo ele, o curso oferece uma visão completa do ambiente industrial, preparando trabalhadores para atuarem em montadoras e empresas sistemistas.

Primeira turma do curso de Operador Geral celebra formatura na UERJ – Fabiano Sabino/PMPR
Com carga horária de 120 horas, o programa foi desenvolvido em formato híbrido, com aulas teóricas e práticas. A iniciativa também garantiu uniformes, alimentação e transporte aos estudantes. Linhares ressaltou o empenho de todos que contribuíram para a realização do curso, como o Cluster Automotivo, Volkswagen, Sindicato dos Metalúrgicos, MAB, equipe de professores da Moura Seg e funcionárias do Cecapi.
Presente à formatura, o prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis, enfatizou a importância da parceria para o desenvolvimento econômico.
“Hoje celebramos a primeira formatura do curso de operador geral, um momento importante para o desenvolvimento do município. A parceria entre o Cluster Automotivo do Sul Fluminense, o Sindireal e o Cecapi Real fortalece a mão de obra, abrindo a possibilidade de novas oportunidades, qualificação e crescimento. Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso dessa parceria. Também aproveito e parabenizo a todos os formandos por essa conquista e desejo muito sucesso na trajetória profissional que se inicia”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou que a qualificação profissional segue como uma das principais estratégias para suprir a demanda crescente da indústria e ampliar as oportunidades para trabalhadores da região.