BARRA MANSA
As ruas do centro de Angra já estão embandeiradas de azul e branco para a festa em honra a padroeira da cidade Nossa Senhora da Conceição. Todos os anos, a festa reúne milhares de devotos, durante a novena preparatória na Igreja Matriz. O ponto alto da festa é o no dia 8 de dezembro, com Missa Solene, procissão, quermesse e muita devoção dos fiéis.
Este ano, o festeiro é o secretário de Cultura e Patrimônio Andrei Lara e sua mãe Vanda dos Santos Lara. Os festejos têm o apoio da prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
O novenário começa nesta quarta-feira, 29, com repicar de sinos e queima de fogos ao meio-dia anunciando o início da festa. Às 19h tem a primeira missa, celebrada pelo Bispo Dom Wellignton de Queiroz Vieira, da Diocese de Cristalândia, Tocantis.
Serão nove dias de missas com padres convidados e programação animadas pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com doação de alimentos e quermesse após as celebrações.
No dia 8 de dezembro, dia dedicado a padroeira em todo o Brasil, a cidade acorda com alvorada festiva às 6h da manhã com a banda de música Jardim Sarmento percorrendo as tradicionais ruas do centro e queima de fogos. Logo após, tem missas às 6h e 8h na Igreja Matriz.
A Missa solene acontece às 10h e será celebrada pelo Bispo da Diocese de Itaguaí Dom Paulo Celso. Já na parte da tarde, às 15h e 16h os fiéis se reúnem para as últimas Missas do dia. Em seguida, segue a procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, Santa Edwiges e Santa Dulce dos Pobres acompanhadas por banda de música, Irmandades e Ordens religiosas locais.
O Secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, devoto da padroeira, fala com alegria do convite para ser festeiro junto com sua mãe.
”Como católico participo da festa de Nossa Senhora desde criança acompanhando minha mãe e foi uma honra receber esse convite da paróquia para ser o festeiro e demonstrar minha devoção a nossa padroeira. Como gestor público a frente da Secretaria de Cultura e Patrimônio temos obrigação de apoiar nossas manifestações religiosas e desde 1632 a nossa cidade conta a bonita história da chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição com muita fé, devoção e milagres”, declarou o secretário Andrei.
As tradicionais barraquinhas da festa também já estão montadas na Praia do Anil e serão abertas ao público a partir do dia 1º de dezembro até o dia 10 com uma variedade de produtos, comidas, bebidas e parque de diversão com entrada gratuita. O horário de funcionamento das barraquinhas é das 9h às 2h todos os dias.
A LENDA
Diz a lenda que em 1632 toda a vez que a embarcação portuguesa que levava a Santa partia da Baía da Ilha Grande com destino a Itanhaém- São Paulo, era obrigada a retornar por causa de tempestades que a impedia de seguir seu destino. Por três vezes o comandante tentou seguir viagem, mas sempre se formava uma tempestade e não podia partir e assim a imagem de Nossa Senhora da Conceição ficou na cidade e se tornou padroeira da cidade de Angra dos Reis.