Campus da IFRJ poderá ser instalado na zona rural de Resende

0

RESENDE

Os moradores da zona rural do município poderão ser contemplados com um Campus Resende do Instituto Federal do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ). O pedido foi feito pela vereadora Soraia Balieiro (PSD) ao prefeito Diogo Balieiro Diniz. A propositura foi aprovada por unanimidade pelo Plenário e encaminhada para apreciação do Poder Executivo.

Ao justificar o estudo de viabilidade, a vereadora Soraia, que é presidente da Comissão de Educação no Legislativo disse que a indicação visa a criação do Campus Resende para a realização de cursos na zona rural. “O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é uma das instituições ofertantes de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo em 2011. Por meio do Pronatec, o IFRJ oferece cursos rápidos de qualificação profissional que têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou melhorar a sua atuação profissional”, explicou a vereadora.

Vale destacar, que atualmente, o Campus Resende oferece os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Guia de Turismo. Ainda segundo o IFRJ, que também oferece cursos de Formação Inicial Continuada (FICs), e cursos de extensão, como Auxiliar Administrativo, Liderança e Gestão, Inglês e Espanhol para Comunidade, e Inglês para a Terceira Idade.

Em outra indicação, Soraia sugeriu ao Poder Executivo que sejam realizadas atividades recreativas com brincadeiras para crianças no CIEP 489, Cidade Alegria e em Vargem Granda, na zona rural. Soraia explica que ao praticar atividades recreativas, as crianças e jovens possuem várias vantagens, ampliando as habilidades básicas, incluindo a melhora da saúde, além de favorecer a convivência, desenvolvendo aspectos gerais do ser humano, físicos, cognitivos, afetivos e sociais.

MANUTENÇÃO APARELHOS DE GINÁSTICA

A manutenção dos aparelhos de ginástica da terceira idade da Praça Odilon Siri, no bairro Itapuca foi pedida pela vereadora Soraia. “A medida visa a segurança dos moradores do local”, complementou.

Deixe um Comentário