BARRA DO PIRAI
Conto do Vigário, Bandalheira, OF Samba e Bloco do Central movimentaram o restante da programação do Barra Folia 2026 na noite de quinta-feira (12). Milhares de foliões desfilaram pela Avenida Governador Portela, levando alegria, confraternização e amor por Barra do Piraí.
Desfilando às 17h, o Bloco da Bandalheira levou uma legião consigo em celebração aos seus mais de 50 anos de história, reunindo amizades e histórias que tempo nenhum consegue apagar. Com um estilo inigualável, o bloco atravessa gerações e mantém viva a tradição carnavalesca no município.
Seu Luiz, mais conhecido como Zizinho, é o presidente da Bandalheira e um dos integrantes mais antigos do bloco. Ele afirmou que essa já é uma tradição dele e dos amigos, que marcam presença todos os anos. “Não somos tão bons de música, mas o importante é a diversão”, disse.
Rogério Plim estreou este ano na Bandalheira. Ele, que já é do cenário do samba, recebeu o convite para reforçar o bloco e saiu pela avenida tocando bumbo. “É uma alegria fazer parte de um bloco que já ouvi e assisti em tantos carnavais”, destacou.
Mais tarde, às 20h, foi a vez do Bloco do Central, celebrado especialmente pelos sócios do Central Sport Club, uma das maiores agremiações esportivas do município.
O presidente do clube, Marcelo Vieira, ressaltou que o Carnaval tem sido maravilhoso neste ano. Aproveitando a oportunidade, ele ainda enviou uma mensagem importante a todos os foliões.
“O Carnaval tem sido maravilhoso e esperamos que os sócios do Central e os barrenses tenham gostado muito do nosso bloco. Uma mensagem importante aos foliões: lembrem-se de que não é não. Vamos aproveitar de maneira consciente.”
Às 21 horas, o Conto do Vigário tomou as ruas de Barra do Piraí com muita cor, criatividade e emoção. O bloco celebrou seus 10 anos de história transformando vidas por meio da cultura carnavalesca, da música e do amor ao próximo.
Neste ano, a agremiação levou para a avenida o tema Fraternidade e Moradia, transmitindo uma mensagem potente que une cultura, reflexão e festa. Um desfile marcante que reforça a identidade do bloco e mostra que o Carnaval também é espaço de consciência, união e celebração da cidade.
Sacerdote da Catedral Nossa Senhora Sant’Anna, uma das comunidades mais ativas no bloco, Padre Paulo comentou sobre a história do Conto do Vigário e seu ideal de Fraternidade.
“Esta é uma celebração que surgiu há 10 anos em um Dia Nacional da Juventude. Entre tantos abadás e instrumentos, hoje somos uma ação social. Para nossa Paróquia de Santana é um símbolo da Fraternidade. Isso tudo motiva a vida e a evangelização, e nós fazemos o Carnaval para depois mergulhar no tempo quaresmal”, declarou Padre Paulo.
Marisa Ferreira participou do bloco e destacou a organização do Barra Folia. “Está tudo muito bom, muito bem organizado. Assim que cheguei já percebi que o clima estava bem festivo e animado.”
Encerrando a noite com chave de ouro, o OF Samba saiu do bairro Oficinas Velhas em direção ao Centro e reuniu uma grande quantidade de foliões no Barra Folia 2026. O bloco percorreu as ruas de Barra do Piraí com organização e forte presença popular, mantendo o ritmo do samba do início ao fim do trajeto. A participação expressiva do público consolidou o desfile como um dos destaques da programação e reforçou a tradição carnavalesca do município.
“Essa é uma energia única. Estamos juntos nessa caminhada. É mais um ano de sucesso para o nosso bloco. Agradecemos à Prefeitura pelo apoio. O OF Samba só acontece por causa de vocês”, declararam Raphael e Chris, membros do OF Samba, durante o desfile no Barra Folia 2026.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, ressaltou a importância da retomada do Carnaval para o município e celebrou a participação popular na festa.
“As festividades foram simplesmente espetaculares. Amei ver o sorriso no rosto da população. O Carnaval de Barra do Piraí vive de novo e isso é motivo de muita alegria. Os próximos dias de festa prometem continuar contagiando todos os presentes e proporcionando momentos inesquecíveis”, finalizou a prefeita.