>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Beta é a nova geração da humanidade e terá a vida moldada pela tecnologia

Bebês nascidos a partir do dia 1º de janeiro dão fim a era Alfa, dos nascidos entre 2012 e 2024

Por Roze Martins
a 66 cf cidades beta é a nova geração da humanidade e terá a vida moldada pela tecnologia reprodução iaa
728x90 parque

SUL FLUMINENSE

Talvez muitas mulheres que deram à luz neste dia 1º de janeiro de 2025 nem saibam, mas o fato é que seus bebês, nascidos nesta data, farão parte de uma nova geração da humanidade, a Beta, que dá fim aos anos da geração Alfa, dos nascidos entre 2012 e 2024. Na região, Volta Redonda teve registro do nascimento de duas meninas, no dia 1,º na rede pública de Saúde. Segundo especialistas, elas estarão incluídas na geração que terá vida moldada pela tecnologia, uma vez que vieram ao mundo onde ela já está consolidada.

Nascidos entre 2025 e 2039, os Beta também terão a vida conduzida pela Inteligência Artificial (IA) e, provavelmente, vão testemunhar a chegada do século 22, considerando-se que os bebês nascidos em 2025 terão 76 anos quando o ano de 2101 chegar.

Segundo um estudo da consultoria australiana McCrindle, a previsão é que a vida digital e física será integrada para a Geração Beta. Enquanto os membros da Geração Alpha se familiarizaram com inteligência artificial, a Geração Beta vai experimentar IA e automação em todos os aspectos da vida, desde a escola até o trabalho, saúde e entretenimento, diz a consultoria.

A Geração Beta também deverá ter a vida bastante impactada pelas mudanças climáticas, deslocamentos populacionais globais e urbanização rápida, afirma a McCrindle. Mas os membros dessa geração também serão criados por pais millennials e da Geração Z ecologicamente conscientes que priorizam a adaptabilidade, segundo a consultoria.

O A VOZ DA CIDADE ouviu a psicóloga Gleicy Porto de Oliveira para saber quais são as perspectivas com relação a essa geração que, conforme ela pontuou, está chegando no ápice da IA e de outras tecnologias que ainda não sabemos quais, mas que também irão existir.

“A gente pode esperar uma geração muito mais tecnológica, porém, a gente também precisa estar atento às questões e às relações interpessoais. O quanto essa geração vai ter uma perda dessa afetividade se isso a gente não construir? Vamos precisar colocar novas experiências, apresentar novos aprendizados onde as pessoas estão mais incluídas, porque eles estarão muito tecnológico e a gente quer que essa geração também tenha modelos de afetividade, de vínculo”, frisou a psicóloga, ao acrescentar um fator positivo é que tecnologia vai trabalhar também a favor dessa geração, apresentando um leque de novas possibilidades dentro de um contexto favorável.


Já como negativo, ela volta a falar das dificuldades das relações interpessoais e citou como exemplo a inteligência artificial que deverá ocupar espaços de pessoas. “Logicamente, quem estiver ali trabalhando vai estar trabalhando com uma máquina e trabalhar com máquina não é a mesma coisa de trabalhar com pessoas, né?, argumentou.

Questionada sobre como os futuros pais devem conduzir essa nova geração, Gleicy disse que será impossível negar o acesso às tecnologias, no entanto, que será necessário um alinhamento do bom senso e sobre quando elas serão apresentadas para essas crianças e o tempo produtivo para esse uso.

“Vai ter que ser muito medido, muito pensado. A tecnologia, ela não é o Algoz, ela só precisa ter um horário e ser gerenciada na nossa vida, e, no caso das crianças, os pais têm essa responsabilidade. A gente vê aí, nos países de primeiro mundo, a proibição das redes sociais para as crianças e um exemplo é a Flórida, que já tem até uma lei que está prevendo isso a partir do dia 1º de Então, os pais, eles terão um papel fundamental nessa orientação, principalmente para as crianças”, concluiu.

A geração Beta

fim da alfa reprodução ia

Foto: Reprodução/IA

Em linha com o alfabeto grego, a Geração Beta segue a Geração Alpha. O início e o fim de uma nova geração muitas vezes não são claros, mas os nomes de grupos geracionais são geralmente usados para indivíduos nascidos entre os seguintes anos:

Geração Grandiosa: 1901-1927; Geração Silenciosa: 1928-1945 (idade 80+); Baby Boomers: 1946-1964 (idade 61-79);  Geração X: 1965-1979 (idade 46-60); Millennials: 1980-1994 (idade 31-45); Geração Z: 1995-2009 (idade 16-30) e Geração Alpha: 2010-2024 (idade 15 e abaixo)

Se as convenções de nomenclatura continuarem seguindo a tendência atual, é provável que o próximo grupo geracional, após a Geração Beta, seja a Geração Gama, de acordo com a McCrindle. Essa geração provavelmente representará aqueles nascidos entre 2040 e 2054.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos