BARRA DO PIRAÍ
Uma nova estrutura de controle interno para organizar melhor a prefeitura, fiscalizar gastos, evitar desperdícios e combater à corrupção. Esses são os objetivos de um projeto de lei aprovado em primeira votação pela Câmara de Piraí, de autoria da prefeita Katia Miki.
O Barra+Íntegra é o nome do sistema que será implantado na cidade sem aumentar os gastos da prefeitura. O valor previsto no impacto financeiro mostra apenas o limite máximo de custo, caso todos os cargos da estrutura fossem ocupados ao mesmo tempo — o que não acontece na prática. Hoje, por exemplo, menos da metade dos cargos comissionados existentes estão sendo utilizados.
Segundo o projeto, a nova estrutura cria cargos efetivos de Auditor do Município, que serão preenchidos por concurso público.
Segundo o controlador, Bernard Gama Botelho, o impacto previsto é de apenas 0,25% do orçamento — um valor pequeno diante da economia que a estrutura vai gerar. “Essa lei traz um impacto muito pequeno para o orçamento municipal, menos de 0,25%. É um investimento que ajuda a economizar, porque estrutura melhor o controle dos gastos públicos, evita fraudes, melhora a fiscalização e corrige falhas antes que elas virem prejuízo”, destacou Bernard.
De acordo com a prefeita, a lei coloca Barra do Piraí no caminho das boas práticas de gestão. “É um passo importante na reconstrução do nosso município. Os barrenses não suportam mais conviver com uma má administração municipal. Estou confiante na aprovação dessa lei. Estamos colocando a casa em ordem e cuidando melhor do dinheiro público. O compromisso do nosso governo é trabalhar com mais transparência, fiscalização e menos desperdício”, conclui.
O projeto retorna para votação em segunda discussão.