BARRA MANSA
Ela diz que se “encontrou” ao descobrir o gosto pelo muay thai, aos 18 anos, e, aos 21, já conquistou o cinturão de primeiro lugar em um campeonato mundial, recentemente realizado em Bangkok, na Tailândia. A história é da barra-mansense Hillary Ribeiro Basseto, que em sua trajetória, também teve contato com outros tipos de lutas como o jiu-jitsu, taekwondo e karatê antes de ter feito o que ela chama de “escolha certa”, que foi o muay thai.
Segundo a campeã, o mundial aconteceu entre os dias 12 a 20 de março, período em que ela só conseguiu participar do evento por meio de ajuda de patrocinadores, amigos e familiares, já que a Confederação Brasileira de Muay Thai não arca com os gastos da viagem – que neste caso foi a sua primeira de avião e internacional-. Após longas horas de viagem, a atleta diz que sofreu um pouco para se acostumar com o fuso-horário e ao calor excessivo da região. Ela conta que também teve dificuldades para manter o peso da luta, já que não se adaptou com as comidas asiáticas, o que a fez lutar no peso abaixo da categoria.
“Esse campeonato foi, com certeza, um grande desafio. A minha adversária era do Irã, o que me dificultou a aplicar meu jogo, mas, com força e seriedade, consegui pontuar mais e sair com a vitória. O Mundial foi de suma importância para mim. Lutar em um País novo, diferente e com vários atletas de nacionalidades distintas foi uma experiência incrível. Acredito que está entre os mais especiais, pois me gerou um reconhecimento que pode me levar a ter novas oportunidades para participar de eventos maiores e a conquistar bons patrocínios, o que alavanca muito a carreira de qualquer atleta”, comemora a campeã, que trouxe o cinturão junto a dois atletas da Seleção Brasileira, que moram na região Sul do país
Atualmente treinando em uma academia de Barra Mansa e Volta Redonda, Hillary ainda pratica o jiu-jitsu que, segundo ela, somado ao muay thai, ainda poderá lhe abrir portas para as Artes Marciais Mistas (MMA), que é o seu objetivo final. Além do Mundial da Tailândia, a atleta já soma outros 11 campeonatos de muay thai, dois de jiu-jitsu, e a sua estreia no MMA, que aconteceu neste sábado, dia 23, durante o torneio de artes marciais mistas, ‘Maximun Fight’, realizado no Clube Municipal, com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa. Ao todo mais de 80 atletas participaram do torneio, que contou com lutas de boxe e muay thai, além do próprio MMA.