BARRA MANSA
Visando garantir a maior fluidez no trânsito e evitar os congestionamentos recorrentes nas ruas do bairro, a Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Trânsito (Coortran), realizou uma readequação de mobilidade no Roberto Silveira. As mudanças completam um mês na próxima segunda-feira, dia 15, e conforme explicou o secretário da Pasta, Daniel Abreu, viabilizou que todas as entradas e saídas do bairro se transformassem em mão única.
Segundo Abreu, as ruas do Roberto Silveira não comportavam mais o fluxo em mão dupla e ainda as vagas de estacionamento. Com a readequação, além das entradas e saída, a maioria das ruas também foi transformada em mão única. “No formato que estava gerava muito transtorno. Mas é importante ressaltar que todas as mudanças foram tomadas após estudos e também para atender a um pedido dos próprios moradores. Ainda está em fase de adaptação, mas o impacto e o retorno da população estão muito positivos”, disse o secretário.
Segundo o presidente da associação de moradores do bairro, André Delgado, já há ́algum tempo viu-se a necessidade de organizar e modernizar o trânsito no Roberto Silveira e, com isso foi realizado um mapeamento das vias junto a Coordenadoria de Trânsito, com o apoio do vereador Paulo Sandro e da associação, para que fosse feita a readequação do trânsito no bairro. “Foi necessário fazer mudanças pontuais e efetivas no trânsito do Bairro Roberto Silveira. O fluxo de veículos aumentou muito não só dos moradores, como aqueles que transitam de outras localidades e isso gerava congestionamentos, colisões e se perdia mais tempo no trânsito dentro do bairro”, explicou o presidente.
De acordo com André, conversando com diversos moradores nesse período, ele pôde perceber a grande aceitação da população. “Melhorou em vários aspectos: aumentou a fluidez no trânsito, diminuíram os congestionamentos, aumentou a oferta de mais vagas de estacionamentos, as ruas estão mais sinalizadas, além de um trânsito mais seguro e mais organizado”, pontuou.
A moradora Gisele Sandim da Costa, foi uma que aprovou as mudanças que, segundo ela, garantiram mais segurança para os pedestres e veículos que circulam pelas ruas do bairro. “Moro aqui no Roberto Silveira a mais de 55 anos e, pela primeira, vez o trânsito ficou muito bom. As ruas ficaram bem sinalizadas e com espaço para passar um veículo sem precisar jogar em cima da calçada para que outro pudesse passar. Ficou um trânsito organizado e fluindo bem, principalmente para sairmos do bairro”, disse Gisele, ao acrescentar que o único ponto negativo, conforme tem observado, são os motoristas que não estão respeitando a nova sinalização.