BARRA MANSA
Durante quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, Barra Mansa reuniu médicos especialistas em cirurgia cardiovascular, da região Sul Fluminense e de outros estados, para uma capacitação em tratamento de aneurisma da aorta tronco abdominal complexo. O curso foi promovido pela equipe de cirurgia cardiovascular da Santa Casa de Barra Mansa.
De acordo com o responsável técnico da unidade, o cirurgião cardiovascular Marco Antônio Mannarino, o procedimento é realizado com materiais que têm limitação de distribuição pelo Ministério da Saúde.
_ Barra Mansa é referência em atendimento cardiovascular para quase 30 municípios e essa capacitação ocorre aqui na Santa Casa justamente pela estrutura que a unidade oferece, tanto na parte estrutural quanto no corpo médico. Nós selecionamos dois pacientes, que são moradores de Barra Mansa, e eles tiveram seus casos estudados pelos médicos. Em seguida, eles passaram pelo procedimento, que é de alta complexidade. Na prática, através desse curso nós conseguimos atender duas pessoas que teriam dificuldade de passar por esse tipo de cirurgia devido à dificuldade de fornecimento do material pelo SUS, através do Ministério da Saúde – explicou o médico.
O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, acompanhou o grupo de médicos e destacou a eficiência e o padrão que a unidade possui.
“Barra Mansa tem se tornado referência em saúde, com procedimentos que são realizados apenas aqui. Nós somos centro de excelência em cardiologia e oncologia, mas isso tudo não seria como é hoje se não fosse o esforço da atual gestão. O prefeito Rodrigo Drable tem atuado, desde o período em que esteve como vereador, para transformar a realidade da saúde de nosso município”, declarou.