BARRA MANSA
Barra Mansa está em 6º lugar em relação aos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro avaliados no ranking do Previne Brasil. O programa, instituído pelo Ministério da Saúde em 2019, analisa a qualidade da saúde ofertada à população, principalmente em relação a ações preventivas.
Nesse mesmo ranking, Resende ficou em 39º lugar, Angra dos Reis em 53º e Volta Redonda em 59º, essas cidades se assemelham a Barra Mansa no quesito número de habitantes.
A classificação é baseada em indicadores que levam em conta o rastreio de câncer de útero, acompanhamento de pacientes com diabetes e hipertensão, vacinação infantil, saúde bucal de gestantes, número de consultas pré-natal e exames de sífilis e HIV.
Ao A VOZ DA CIDADE o prefeito Rodrigo Drable comemorou a classificação positiva e relatou o que levou a essa conquista. “Quando nós assumimos a prefeitura, os serviços de saúde estavam todos fechados, nos dedicamos a mudar essa realidade porque a vida do ser humano é prioridade e hoje Barra Mansa tem demonstrado que o esforço tem dado resultado. A cada indicador que sai do Ministério da Saúde nós vemos uma nova vitória e parabenizo a equipe por isso”, relatou o prefeito.
O secretário de saúde, Sérgio Gomes, explicou que no final do ano passado Barra Mansa ficou em oitavo lugar no ranking, alcançando agora a sexta posição. A expectativa é que no próximo quadrimestre avaliado a cidade esteja entre os três primeiros municípios do Estado. “Isso tudo é resultado da atuação da nossa equipe da atenção básica sob comando da coordenadora Juliana Russi. Nós fizemos uma busca ativa pelas grávidas que não estavam realizando o pré-natal e fomos atrás para que elas fizessem todos os exames necessários. Fora isso realizamos a capacitação dos agentes de saúde e também reformamos e reestruturamos os postos de saúde para atender a esse público”, disse.