BARRA MANSA
Para comemorar os 186 anos, a prefeitura realizará no dia 3 de outubro o tradicional Desfile Cívico que vai ocupar as principais avenidas do município. A programação tem início às 9 horas com o desfile percorrendo as Avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano, no Centro. Depois de alguns anos sem a cerimônia, essa será a segunda edição consecutiva do desfile cívico, que reunirá várias pessoas, instituições barra-mansenses, escolas municipais e privadas, empresários, entre outros. As secretarias governamentais também marcarão presença no desfile cívico exibindo para a população todos os serviços oferecidos em prol dos cidadãos.
Cerca de seis mil pessoas estarão nas avenidas, e o objetivo é resgatar a tradição e valorizar o sentimento de pertencimento do cidadão ao município. Este ano o número de participantes supera o ano passado. O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, agradeceu as instituições que se dispuseram a participar do desfile e destacou a importância do evento para a cultura. “O desfile cívico é um momento que nos permite resgatar a memória cultural da cidade, proporcionando um ambiente de companheirismo, unindo poder público com sociedade civil”, afirmou.
O desfile será iniciado pela Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas, acompanhada da Guarda Mirim, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Banda Marcial. As Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Assistência Social, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp), dentre outros órgãos públicos.
O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, afirma que a cidade gosta de ocupar as ruas. “O barra-mansense gosta de desfilar, de arte e cultura nas ruas. Um desfile como esse, é celebrar o aniversário da cidade do jeito que o cidadão gosta”, afirmou.
Também irão compor o desfile entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), Associação de Apoio a Portadores de Leucemia do Sul Fluminense (AAPL), Cavaleiros e Amazonas do Clube dos Cavalos, Amigos da Barra de Direção Antigomobilismo, Clube da Moto, Comércio de Barra Mansa, Bike, Clube de Corredores de Barra Mansa (Corbama), BM Sloths (Sloth de Futebol Americano), Capoeira, Fanfarra do Sesi, Cooperativa de Barra Mansa, Projeto Dança & Magia, Instituto Universo Acreditar, Projeto Música nas Escolas, instituições religiosas, além de todas as unidades escolares da Rede Municipal e representantes da rede privada de ensino.