BARRA DO PIRAÍ
Pandemia, decretos de restrições para o funcionamento do comércio e principalmente o setor de serviços, todos esses fatores contribuíram para a desaceleração da economia. Diante desta realidade, com um plano emergencial bem planejado, com uma política de desenvolvimento econômico, a busca pelo aumento da geração de emprego e da arrecadação, como metas de trabalho, o resultado pode ser observado através da evolução da receita de Imposto Sobre Serviços (ISS).
O ano de 2021 registrou na cidade, comparado com anos anteriores, um aumento de 37%, 63% e 25% em abril, maio e junho, respectivamente, em relação ao ano de 2020. O serviço de fiscalização do Departamento de Receitas Mobiliarias (DRM,) que pertence à Secretaria de Fazenda, vem atuando junto a todo tipo de empresas, desde as pequenas até as maiores delas, em busca da melhoria da arrecadação municipal.
De acordo com o diretor do DRM, Miguel Ezidio Costa, o crescimento na arrecadação apresentado, em relação ao mesmo período do ano passado, é o reflexo de um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos cinco anos. Esse ‘mutirão’ envolve a atuação mais efetiva desde cobranças dos ISS nos processos de habite-se, que antes não pertencia a este setor, até a atuação de fiscalização mais eficaz perante aos 50 maiores contribuintes e as 50 maiores devedoras do município. “Estamos seguindo uma orientação do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, no caso do acompanhamento mais de perto desses maiores contribuintes e maiores devedores, para não deixar que a arrecadação se perca”, declara.
A equipe vem acompanhando o desenvolvimento de todas as empresas instaladas no município neste período. O melhor exemplo disso é a Metalúrgica MOR, recém instalada no município e responsável pelo crescimento nos valores apurados nos meses de abril, maio e junho, totalizando aproximadamente R$ 537 mil de ISS retido para os cofres municipais. Neste trimestre, a empresa foi responsável por 12,8% da arrecadação apurada no ISS.
O mês balanço de junho, fechado no último dia 10, registra uma arrecadação de R$ 1,4 milhão em ISS, representando mais de 40% do total arrecadado no mesmo período do ano anterior.