BARRA DO PIRAÍ
A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, alerta os contribuintes para o prazo final de regularização dos créditos tributários referentes ao exercício de 2025. A emissão das guias de pagamento deve ser feita impreterivelmente até o dia 31 de janeiro.
A partir de 1º de fevereiro, todos os débitos que permanecerem em aberto serão inscritos automaticamente na Dívida Ativa Municipal, conforme as normas de responsabilidade fiscal. A inscrição pode resultar em cobrança judicial, protesto em cartório e aplicação de encargos legais, como custas cartorárias e judiciárias, além de possíveis restrições ao CPF ou CNPJ, que impactam diretamente transações comerciais e bancárias.
A secretária municipal de Fazenda, Viviany Taranto, reforçou que o contribuinte precisa ficar atento ao prazo para emissão do boleto, evitando transtornos futuros.
“O contribuinte tem um prazo definido para emitir o boleto e regularizar sua situação. Respeitar esse prazo é fundamental para evitar dores de cabeça no futuro e gastos desnecessários, como taxas e encargos que surgem após a inscrição em Dívida Ativa. Nosso objetivo é orientar e facilitar para que todos consigam se organizar dentro do período estabelecido”, explicou a secretária.
Para facilitar o acesso, a Secretaria de Fazenda disponibiliza atendimento presencial e digital. Os contribuintes podem retirar os documentos de arrecadação municipal diretamente na sede da Secretaria de Fazenda, localizada na Prefeitura de Barra do Piraí, na Travessa Assumpção, nº 69, Centro, com atendimento das 10h às 16h. Também é possível retirar os documentos de arrecadação municipal no site portalbarradopirai.com.br.
A prefeita Katia Miki destacou a importância de manter os tributos em dia e lembrou que os recursos arrecadados retornam em benefícios diretos para a população.
“Manter-se em dia com o município é um compromisso com a nossa cidade. Os impostos pagos pela população retornam em investimentos em serviços públicos, obras, saúde, educação e mais qualidade de vida para todos os moradores de Barra do Piraí”, afirmou a prefeita.
A Prefeitura reforça que a emissão das guias deve ser realizada até o dia 31 de janeiro, evitando a inscrição em Dívida Ativa e garantindo a regularização da situação fiscal junto ao município.