Barra do Piraí inicia Jogos Estudantis com queimada e cabo de guerra 

Abertura reuniu alunos, professores e equipe da Secretaria de Esportes no Ginásio Municipal Jacyr Antônio Abbud

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 11 07 at 10.14.38

BARRA DO PIRAÍ

Os Jogos Estudantis Municipais (JEM) começaram nesta quinta-feira, dia 6, em Barra do Piraí, com as primeiras disputas de queimada e cabo de guerra entre escolas públicas e privadas. A abertura foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes Jacyr Antônio Abbud e contou com a presença dos alunos participantes, professores, da equipe da Secretaria Municipal de Esportes e autoridades municipais.

Mais de 600 atletas, entre 8 e 15 anos, participam desta edição, representando 20 instituições, além da APAE e da Pestalozzi. Na cerimônia de abertura, foram apresentadas as escolas participantes e executados os Hinos do Brasil e de Barra do Piraí. Miguel Almeida, de 8 anos e aluno da Escola Municipalizada São José do Turvo, entrou com a bandeira de Barra do Piraí. Octávio Pereira, de 15 anos, estudante do CIEP 310, com a bandeira do estado do Rio de Janeiro, e Luiz Felipe Nogueira, de 19 anos, aluno da APAE, conduziu a Bandeira do Brasil.

“Estou muito animado de estar aqui. É uma honra levar a bandeira do nosso país”, disse Luiz Felipe.

A diretora da APAE, Gabriella de Lemos Ramos, destacou a importância da inclusão dos alunos na competição. “É uma emoção ver nossos alunos vivendo isso. Eles gostam de participar e isso é muito importante pra vida deles. Muitas vezes não têm voz nem vez, e viemos participar do JEM pra mudar essa realidade”, afirmou.

O juramento dos atletas foi feito por João Muniz, jovem atleta barrense, corredor de montanha que tem se destacado em competições nacionais e internacionais. João já representou o Brasil em mundiais da modalidade, como o de Trail Running, onde foi o primeiro brasileiro na categoria Under 20 (8K) em 2023.

Durante a solenidade, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, contou aos atletas de quando também participou dos jogos como aluno.

“Eu já joguei o JEM quando era estudante e hoje fico muito feliz de ver os jogos voltarem, ainda mais porque desta vez quem vai participar é o meu filho. Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Esportes e desejo boa sorte a todos os atletas”, declarou.

A prefeita Katia Miki ressaltou o valor simbólico da retomada. “Esse é um momento histórico para Barra do Piraí. Foram quase dez anos sem os Jogos Estudantis, e sabemos o quanto o esporte é um instrumento de transformação social. Ele é fundamental para a socialização, a saúde e a qualidade de vida. Parabenizo a Secretaria de Esportes pelo empenho e desejo que todos os atletas se divirtam e façam ótimos jogos”, disse a prefeita.

Em abril, a prefeita sancionou a Lei Municipal nº 3966/2025, de autoria do vereador Luiz Felipe Ludi, que inclui o JEM no calendário oficial de eventos de Barra do Piraí.

“O JEM tem um valor enorme para nossa cidade. Por isso propus a lei que garante sua realização anual. É emocionante ver o ginásio cheio de alunos animados, participando com tanto entusiasmo”, disse o vereador.

O secretário municipal de Esporte, Anderson Tegão, abriu oficialmente os Jogos e agradeceu às escolas pela adesão. “É uma alegria enorme ver os Jogos acontecendo novamente. Agradeço a toda a equipe da Secretaria, aos professores e diretores que confiaram no nosso trabalho. Esse é um momento de união e orgulho para Barra do Piraí”, afirmou.

Todos os participantes recebem medalhas. Entre os destaques do primeiro dia está Jean Oliveira, de 9 anos, aluno da Escola Estadual Conde Modesto Leal. “Eu nunca participei de uma competição. Vou chegar em casa e mostrar minha medalha pra minha avó. Foi muito legal!”, contou.

A professora Priscilla de Almeida, da mesma escola, elogiou a retomada do evento. “Estamos com 50 alunos nas competições de handebol, cabo de guerra, futsal e queimada. Foi difícil escolher quem iria participar. Se pudesse, levaria todos. O esporte ensina respeito, disciplina e convivência. É aprendizado pra vida toda”, destacou.

As competições seguem até o dia 14 de novembro, em diferentes pontos da cidade, como o Ginásio do Matadouro, o Royal e o Barra Beach, com disputas de vôlei, handebol, basquete, futsal, atletismo, tênis de mesa, futevôlei, queimada, cabo de guerra e judô.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos