BARRA MANSA
A Prefeitura Municipal de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod), deu posse aos novos conselheiros para o Conselho Municipal Antidrogas (Comad). A vice-prefeita Fátima Lima representou o prefeito Rodrigo Drable e oficializou o evento.
Ao todo, 22 entidades, divididas entre poder público e sociedade civil, formam o conselho, que tem função deliberativa, fazendo a ligação entre a população e o governo. O objetivo é promover ações para a prevenção do uso de drogas e tratamento dos usuários, utilizando todos os meios disponíveis nas áreas de ensino, saúde, religiosa e desportiva.
A gestão 2019-2021 do Comad será presidida por Cesar Thomé, coordenador do Compod e é composta por representantes governamentais da Secretaria Municipal de Saúde, de Ordem Pública, de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação, juntamente com a subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, da Câmara Municipal de Barra Mansa, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Fundação de Cultura.
A sociedade civil e entidades de classe são representadas por membros da Pastoral Solidariedade, Paróquia de Saudade, OAB, SEST-SENAT, Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, Colégio Estadual Baldomero Barbará, Comam (Conselho Municipal de Associação de Moradores), Federação Amor Exigente, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Barra Mansa e UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).
Fátima citou a importância do COMAD para a sociedade e ressaltou a união para o sucesso. “É uma iniciativa muito importante, por se tratar de uma questão fundamental que nos incomoda, mas se nos unirmos para enfrentar a situação das drogas, podemos diminuir essa demanda e salvar vidas. Não é fácil, não vai ser da noite para o dia, apenas com trabalho e união podemos avançar nessa luta”, enfatizou Fátima.
O coordenador do COMPOD, Cesar Thomé, salientou o COMAD como fundamental e explicou o trabalho realizado na iniciativa. “Estamos com diversos projetos futuros. Temos que alertar, além do malefício das drogas, também do álcool. Temos que enfatizar a união entre os setores e que não abandonem o projeto. O conselho trabalha em rede com diversos pontos focais do munícipio, temos que capacitar profissionais para essa prevenção, temos muitos projetos pela frente”, afirmou César.
A Tenente-Coronel da Polícia Militar, Luciana Rodrigues de Oliveira representou o setor de segurança pública e frisou o empenho da PM e da Guarda Municipal para combater as drogas. “É uma honra comparecer e representar a Segurança Pública. Temos hoje a parceria com a Guarda Municipal para a Ronda Escolar, um trabalho importante. Temos que educar e manter o empenho para manter as crianças longe das drogas, seguindo o caminho correto”, finalizou.