BARRA DO PIRAÍ
Para garantir a segurança dos foliões, de Barra do Piraí, as secretarias de Cidadania e Ordem Pública e Saúde estarão presentes durante os dias de carnaval para conscientizar e garantir a segurança da população. Para promover uma festa mais segura e consciente, as equipes das secretarias organizaram reuniões para estabelecer quais ações seriam feitas na cidade. Como resultado, foi definido que o “time” da Vigilância em Saúde ficará responsável por distribuir preservativos e folders sobre a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST) e dos cuidados a respeito das arboviroses (dengue e chikungunya). Enquanto isso, a Secretaria de Cidadania e Ordem Pública esquematizou a proteção do Carnaval.
Este ano, devido às reformas nas praças da cidade, parte do Carnaval será realizada no Royal Sport Club, por isso as forças de segurança irão subdividir a atuação. Sendo assim, 50 seguranças privados atuarão no campo e na entrada do clube com revistas individuais. Nas vias públicas nos arredores do clube haverá rondas ostensivas da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para proporcionar maior segurança, orientações no trânsito e fiscalização do comércio irregular. Na Rua Governador Portela e distritos também haverá apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Além disso, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) estará operante, com agentes da GCM e da PM acompanhando as câmeras de segurança da cidade.
O secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, frisou o papel da pasta nas comemorações. “A Saúde tem que estar sempre presente! Nossa função é amparar e conscientizar a população, portanto, estaremos lá”, finaliza o secretário.
A respeito das atividades, o secretário de Cidadania e Ordem Pública, José Luiz de Brum Sabença, frisou o compromisso do governo com a segurança da população durante todas as festas ligadas ao Carnaval. “Traçamos meticulosamente as questões ligadas à segurança. É uma operação robusta e que exige muita atenção, mas vamos nos esforçar muito para que todos do município possam festejar e aproveitar o Carnaval com tranquilidade. Cabe ressaltar que será proibida a entrada com cooler, caixas térmicas, isopor, bolsas térmicas ou similares e, consequentemente, a entrada de bebidas no Royal Sport Club”, declara o chefe da pasta.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, enalteceu a importância econômica e cultural do evento para a cidade e como é fundamental manter a segurança durante as festividades.
“A conscientização e a segurança são partes importantíssimas desse grande festejo. Nós conseguiremos manter a tranquilidade e garantir a diversão de todos os cidadãos. Não podemos ignorar a importância de um evento do porte do Carnaval, pelo qual milhares de pessoas esperam o ano inteiro e que tem uma relevância no contexto econômico-cultural do município, movimentando o consumo e refletindo na circulação de dinheiro na cidade. O Badopi Folia 2024 vem, assim como os anteriores, pautado no esforço em oferecer uma festa de qualidade. Então, quem é de festa, curta! Quem não é, respeite!”, expõe o chefe do Executivo.