BARRA MANSA
Hoje, dia 12, Barra Mansa voltou a registrar transtornos decorrentes de chuvas. No bairro Siderlândia, a água chegou a alcançar aproximadamente três metros, segundo relatos de moradores, devido a um entupimento de uma manilha na Rua B. Na ocasião, uma jovem foi arrastada pela força da correnteza, sendo socorrida por um motoboy que estava na calçada. Já no bairro Boa Vista I, parte da Rua Mauro Granato, que dá acesso a Dutra e a UPA da Região Leste, cedeu, ficando parcialmente interditada.
A água que tomou o bairro Siderlandia, segundo moradores, acumulou rapidamente, descendo a Rua B, alagando também a via principal. Os relatos dão conta de que, por conta da manilha entupida, sempre que chove a água costuma acumular, mas dessa vez o volume foi maior.
O A VOZ DA CIDADE já havia relatado o entupimento da rede de esgoto no dia 11 de dezembro de 2020, onde na ocasião um imóvel desabou quando a manilha cedeu. Ainda de acordo com os depoimentos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) chegou a retirar entulhos do local, mas não houve a manutenção da rede. Onde costumava ser uma loja, agora há uma ‘piscina’, por onde a água sobe e toma as ruas.
Já na Mauro Granato, no Boa Viata I, um morador destacou que a rua já vem cedendo há algum tempo e que provavelmente irá ceder mais, por causa dos veículos de carga pesada que trafegam pela via. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local e isolou a área e o tráfego está fluindo em apenas meia pista.
A Prefeitura de Barra Mansa informou que devido ao deslizamento, o fluxo de ônibus sofrerá alteração. As equipes das secretarias de Ordem Pública e de Manutenção Urbana estiveram no local para viabilizar medidas urgentes no local.
O coletivo que faz a linha Boa Vista, até o Vila Maria, passará pelo Boa Sorte. Já a linha São Judas Tadeu irá atender os usuários até o ponto anterior a queda do barranco. Nesta quarta-feira, dia 13, representantes da prefeitura se reunirão com os responsáveis pelas empresas de ônibus para melhorar o atendimento aos usuários.
VÍDEOS
Jovem é arrastada pela correnteza e salva pelo motoboy:
Moradores limpam as casas após a água baixar: