>
a voz da cidade 970 x 150 px

Atividades diversas sobre cultura afro serão realizadas na terceira edição da Semana do Povo Preto em Volta Redonda

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Várias atividades em diálogo com a cultura afro estão programadas para a 3ª Semana do Povo Preto, projeto realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). As atividades, que celebram o Dia da Consciência Negra, vão acontecer no Memorial Zumbi dos Palmares, no bairro Vila Santa Cecília, e serão direcionadas ao público de todas as idades.

Na quarta-feira, 20, será realizada a abertura da exposição Orixá Itan, Mitologia Africana, às 18 horas, com os trabalhos da artista Júlia Cídio, participante do edital de ocupação cultural do espaço. A exposição poderá ser visitada até dezembro no Memorial Zumbi.

Fazendo parte também da programação da Semana do povo Preto, no dia 20 será inaugurado o Espaço Cultural Afro Rua, um ambiente de fomento ao empreendedorismo cultural inédito na região. O Espaço, localizado no 2º bloco do Mercado Popular do bairro Retiro, conta com 11 quiosques que foram submetidos à ocupação cultural através de um edital de seleção realizado em 2017 e 2018, destinado a jovens negros com projetos de empreendedorismo cultural.


EDIÇÃO ESPECIAL DA FEIRA TROQUE LIVROS

Durante a semana, o Memorial estará recebendo ainda uma edição especial da Feira Troque Livros, com obras de autores negros e negras, literatura e produções com ênfase na cultura afro-brasileira. A programação também dispõe de uma palestra com o escritor Durval Arantes, no tema “A grande jornada da África até Volta Redonda” e uma palestra com Fátima Negrann sobre “Empoderamento estético da mulher negra”, dentro da ação Rede Feminina Preta de Moda Afro. O encerramento dos eventos será realizado com muita música e pulsação no Festival de Curimba marcado para o dia 24.

Segundo destacou a secretária Municipal de Cultura, Aline Mara Ribeiro, a Semana do Povo Preto é um projeto bem sucedido, que precisa ser mantido no calendário oficial do município, garantindo uma programação diversificada e com discussões significativas para artistas, coletivos de cultura afro e cultura urbana, produtores e intelectuais negros. O prefeito Samuca Silva também falou sobre o projeto. Disse que o objetivo é valorizar a cultura afro em suas mais diversas manifestações artísticas e culturais, reconhecendo as raízes da formação do povo brasileiro na sua diversidade. “Será uma programação rica culturalmente. Teremos muita música, exposição, história, cultura urbana e popular”, finalizou o prefeito.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos