BARRA DO PIRAÍ
A Secretaria de Assistência Social, de Barra do Piraí, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras )Centro, promoveu uma Festa Julina voltada para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da pessoa idosa. O evento reuniu dezenas de participantes em um momento de alegria, descontração e valorização das tradições culturais.
Com direito a decoração temática, comidas típicas e trajes caipiras, a manhã foi animada por uma aula de zumba, adaptada ao público idoso, que movimentaram os participantes ao som de músicas sertanejas e ritmos juninos. A atividade, além de divertida, reforça os cuidados com a saúde física e emocional da pessoa idosa, promovendo bem-estar, integração e autoestima.
A secretária de Assistência Social, Marina Tinoco, esteve presente e destacou a importância da ação. “Momentos como esse são fundamentais para fortalecer o sentimento de pertencimento e o vínculo entre as pessoas idosas. Mais do que uma festa, esse é um espaço de acolhida, convivência e cuidado. Nosso compromisso é garantir que eles se sintam valorizados, ativos e respeitados em sua trajetória de vida”, disse Marina.
A festa reforça o papel do Cras como porta de entrada para a assistência social, sendo um espaço de promoção da cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O SCFV para pessoas idosas tem como objetivo prevenir situações de isolamento, promover trocas intergeracionais e valorizar os saberes e histórias de vida.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, reforçou o convite para que as pessoas idosas barrenses participem das atividades semanais dos grupos de convivência.
“O serviço que a Secretaria Municipal de Assistência Social está desenvolvendo é de excelência, por isso, quero reforçar o convite para que as pessoas idosas barrenses participem das atividades semanais, que incluem oficinas, rodas de conversa e práticas culturais. Estamos de braços abertos para todos. Sempre afirmo e reafirmo que, após uma vida inteira dedicada à comunidade, esse é o momento de os idosos aproveitarem a vida. Envelhecer com dignidade também é viver com afeto, movimento e pertencimento”, declarou a prefeita.