BARRA MANSA
O dia a dia de estudos tem sido cansativo e a quantidade de conteúdos das aulas está começando a embolar sua cabeça? Então, para que esse problema não aconteça e você possa entender facilmente o assunto e, ainda, arrasar naquela prova importante, a dica é fazer uma boa revisão das matérias.
Manter uma rotina de revisão em casa é fundamental para ter uma boa compreensão do conteúdo. Essa prática ajudará a fazer com que toda matéria estudada durante o dia seja fixada em sua memória e que você sempre lembre facilmente dos assuntos, quando precisar. Dê uma olhada em nossas dicas para colocar isso em prática no seu cotidiano
Faça boas anotações
Primeiramente, é importante que faça anotações de uma maneira bem clara e direta, para que na hora da revisão não fique perdido tentando entender aquilo que está escrito no papel. Mesmo que durante as aulas possa a parecer impossível acompanhar o que o professor esteja falando, esforce-se, ao máximo, para que se lembre de tudo depois.
Durante a revisão, você pode usar e abusar de post its e marca textos para destacar o que há de mais importante na matéria e poder se lembrar facilmente do assunto.
Faça a revisão em até 24 horas
Para que tenha uma excelente revisão, faça-a sempre em até 24 horas depois de seu estudo, porque assim a matéria ainda estará fresca na sua memória e facilitará sua compreensão.
Um bom momento para estar fazendo essa revisão é antes de ir dormir. Estudar um novo conteúdo nessa hora não é recomendado, pois o cérebro está se preparando para descansar e não consegue absorver bem novas coisas. Com isso, procure usar esse tempo para revisar as anotações das matérias estudadas no dia.
Não faça revisões longas
Como todos sabem, a revisão serve apenas para relembrar o conteúdo estudado. Para que isso ocorra de maneira efetiva, evite ficar muito tempo fazendo a recapitulação da matéria. E, por esse motivo, é importante fazer anotações relevantes para aproveitar melhor esse tempo.
O tempo ideal para fazer uma boa revisão depende do tempo que gastou estudando uma matéria. Em média, você deve usar de 15% a 20% do tempo estudado revisando o conteúdo. Por exemplo, se estudou língua portuguesa por 1 hora, a primeira revisão deve ser de 9 a 12 minutos.
Estimule sua memória
Quando parar para estudar, procure não ler de imediato suas anotações, tente estimular ao máximo sua memória a fim de lembrar de tudo. Vá anotando em uma folha de papel tudo o que for lembrando do conteúdo, isso ajudará com que não esqueça facilmente da matéria.
De intervalo maior entre as revisões
Quanto mais você revisa um conteúdo, mais você diz ao seu cérebro que aquilo é importante. Então, deve sempre fazer mais de uma revisão do conteúdo estudado, mas faça isso todos os dias sem parar. Com o passar dos dias, vá dando intervalos maiores entre uma revisão e outra, essa maneira é bem mais eficiente do que a repetição exagerada.
Muitos estudos mostram que os humanos conseguem se lembrar facilmente das coisas que aprendem quando estudam determinado assunto poucas vezes durante um período longo, ao invés de repetidamente num curto espaço de tempo.
Então, sempre que estiver se preparando para uma prova, não deixe para estudar todo conteúdo na noite anterior a ela. Isso é o menos efetivo e pode embolar sua mente. Com o passar do tempo, sua memória ficará mais forte e eficiente para absorver todo conhecimento que precisa.