Você é um profissional que domina a “Metodologia Ágil”?

0

Antes de começar este texto, você já ouviu falar no profissional de perfil ágil? Para compreender esse termo, saiba, de antemão, que ele nada tem a ver com a rapidez ou velocidade em que se executa uma tarefa.

Na verdade, ele se refere à nova metodologia que vem sendo implantada pelas empresas nesse período de crises como a pandemia, por exemplo. Quando se fala de Métodos Ágeis, a referência é às práticas no ambiente de trabalho que facilitam a produção e execução dos projetos, sejam eles complexos ou não.

Esse método faz com que os estabelecimentos alcancem resultados mais expressivos no fim da produção, pois permitem que os profissionais entreguem gradativamente suas demandas ao cliente, de acordo com suas necessidades, em vez de entregar tudo de uma só vez. No fim das contas, ainda possibilita um envolvimento maior entre empresa e cliente.

Para ajudar você a entender melhor o conceito e como pode adicionar essas habilidades ao seu perfil, separamos algumas das características mais procuradas pelas empresas. Continue a leitura e confira!

Planejamento

Nessa etapa do trabalho, é feito um detalhamento minucioso de tudo que deverá ser feito no projeto para, então, começar a executá-lo. Sendo assim, o profissional que domina o método ágil deve, primeiramente, criar esboços dos trabalhos que deseja fazer.

Autonomia

Ter autonomia faz com que o profissional esteja no comando de suas experiências, ações e decisões, pois permite que ele produza por conta própria, sem depender dos outros. Além disso, é claro, é possível ter mais liberdade e até um contato maior e direto com o cliente.

Flexibilidade

Essa característica define como o trabalhador lida com o envolvimento do cliente em seu projeto, sua facilidade em receber e aceitar ideais de terceiros. Isso ajuda com que o trabalho flua de uma maneira mais rápida e transparente, possibilitando um melhor suporte durante as mudanças.

Ousadia

Neste novo cenário, as empresas vêm procurando profissionais ousados. Essa é, sem dúvida, uma das características mais necessárias no momento, que são aqueles profissionais que possuem inteligência emocional e total foco no cliente. Em outras palavras, significa conseguir contornar com mais facilidade situações de crise e não deixam que isso atrapalhe o desenvolvimento do trabalho.

Hard Skills e Soft Kills

Essas são outras habilidades que também fazem parte da Metodologia Ágil. As Hard Skills são habilidades técnicas, que você desenvolve através de cursos que capacitam para o mercado de trabalho e somam ao seu currículo. Já as Soft Kills são as habilidades que você possuiu na hora de interagir e se relacionar com os outros, como ter empatia, resiliência, colaboração e boa comunicação – tudo isso é baseado na inteligência emocional, o que faz um profissional se destacar.

Todas as habilidades citadas acima são fundamentais para um líder facilitador e são essas as características que vêm sendo mais procuradas no mercado de trabalho atualmente. As empresas precisam cada vez mais de pessoas com o perfil ágil, pois possuem a capacidade de resolver facilmente qualquer problema e criam soluções inovadoras, assim os processos podem ser cada vez mais otimizados no local de trabalho.

error: Conteúdo protegido !