Angra forma primeira turma do projeto Agente Jovem de Defesa Civil com 170 crianças

Iniciativa inédita capacita alunos de áreas de risco e fortalece cultura da prevenção

Por Cyntia Freitas
32.cf.res.cidades.angra forma primeira turma.1.ferreti.wagnergusmÃopmar

ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra dos Reis celebrou na tarde de sexta-feira, dia 25, a formatura da primeira turma do projeto Agente Jovem de Defesa Civil. A iniciativa, pioneira no município, certificou 170 crianças da rede pública que vivem em áreas com algum grau de vulnerabilidade geológica, como risco de deslizamentos e alagamentos. A cerimônia aconteceu no ginásio do Estádio Municipal e reuniu autoridades, familiares e profissionais envolvidos no projeto.

32.cf.res.cidades.angra forma primeira turma.2.crianÇas.wagnergusmÃopmar

Crianças da rede pública participaram de oficinas e receberam certificados – Wagner Gusmão/PMAR

O programa é promovido pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Educação, Urbanização, Desenvolvimento Social, além do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR). Durante duas semanas, as crianças participaram de atividades teóricas e práticas sobre temas como primeiros socorros, evacuação, mudanças climáticas, cidadania, meio ambiente e trabalho em equipe.

“O Agente Jovem não é apenas um curso, é um investimento no presente e no futuro dessas crianças”, destacou o prefeito Cláudio Ferreti, emocionado com o resultado. “Formamos multiplicadores do bem em suas comunidades, com consciência e preparo.”

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr., enfatizou a relevância da proposta. “É uma política pública que salva vidas por meio da educação e que certamente terá continuidade com novas turmas”, disse.

A deputada estadual Célia Jordão e a vereadora Titi Brasil também participaram da formatura e parabenizaram a iniciativa. “Projetos como este devem ser replicados em todo o estado. Defesa Civil também se aprende na escola”, afirmou a deputada.

As crianças também demonstraram entusiasmo com a experiência. Alice Miranda, de nove anos, disse que gostou de conhecer a base da Defesa Civil e fazer rapel. Já Maria Rocha contou que o projeto a ajudou a reduzir o tempo no celular. “Defesa Civil somos todos nós!”, resumiu.

Com a conclusão dessa primeira edição, o Agente Jovem de Defesa Civil consolida-se como um modelo de educação preventiva e fortalecimento do protagonismo infantojuvenil em Angra dos Reis.

32.cf.res.cidades.angra forma primeira turma.3.projeto.wagnergusmÃopmar32.cf.res.cidades.angra forma primeira turma.4.formatura.wagnergusmÃopmar

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos