SUL FLUMINENSE
A partir da próxima segunda-feira, dia 15, o morador do estado do Rio de Janeiro terá mais um aumento nas suas contas. É que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o Reajuste Tarifário Anual de 2021. Entre os fatores que afetaram o reajuste, a Aneel destacou o aumento do custo da energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu e o reflexo da alta do dólar norte-americano nos últimos meses. De acordo com a Agência Nacional, o reajuste é modesto devido à chamada ‘conta Covid’, onde exige devolução de recursos, que no ano passado definiu limites de capital de giro para empresas do setor e pode amortecer as tarifas dos consumidores.
Concessionárias
A Light informa que as contas serão reajustadas em 4,67%. Os clientes residenciais não foram os únicos afetados, isso porque os consumidores industriais de alta tensão deverão arcar com um índice ainda maior, neste caso de 11,83%. A concessionária abrange 3,9 milhões de consumidores da cidade do Rio de Janeiro e outros 31 municípios do Estado, atuando nos municípios fluminenses: Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Comendador Levy Gasparian, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Três Rios (abrangência parcial), Valença, Vassouras e Volta Redonda.
ENEL
Já os consumidores da Enel Distribuição Rio terão o reajuste médio de 6,02%, são cerca de 2,7 milhões de clientes atingidos pela distribuidora. A concessionária atua nas cidades de Angra Dos Reis, Itatiaia, Mangaratiba, Paraty, Porto Real, Resende e Três Rios.
Os usuários comerciais e residenciais que atendem em baixa tensão têm uma taxa média de reajuste de 4,63%, já os usuários industriais alimentados por alta tensão, a taxa média de ajuste é de 10,38%.