Aman realiza solenidade de Entrada dos Novos Cadetes neste sábado, em Resende

Cerimônia marca início da formação de 403 cadetes, incluindo alunos de oito países amigos

Por Cyntia Freitas
45.cf.res.cidades.aman realiza solenidade.1.cerimÔnia.divulgaÇÃo

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 7, a tradicional Solenidade de Entrada dos Novos Cadetes, evento que simboliza uma etapa decisiva na trajetória rumo à conquista da estrela de Oficial do Exército Brasileiro. A cerimônia acontece, às 9 horas, no Portão Monumental da Academia, e contará com a presença de autoridades militares e civis, além de familiares e amigos dos novos cadetes.

Realizada ininterruptamente desde 1944, a solenidade é considerada um dos ritos mais emblemáticos da instituição, conhecida como a Casa de Valores do Exército. Após duas semanas de adaptação, os novos alunos participam oficialmente de uma cerimônia que marca o início da formação militar na mais alta escola de formação de oficiais combatentes da América Latina.

45.cf.res.cidades.aman realiza solenidade.2.aman.divulgaÇÃo

Aman recebe cadetes brasileiros e de oito países amigos – Divulgação

Durante a Formatura Militar, o aluno, Daniel de Matos Felippetti Mariano, conhecido como Daniel Mariano, de 18 anos, o mais jovem integrante da Turma “General Gleuber Vieira” e o comandante da Aman, general Igor Lessa Pasinato, realizarão a abertura simbólica do Portão de Entrada dos Novos Cadetes. Em seguida, 403 cadetes, sendo 351 homens e 40 mulheres, oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e 12 cadetes de Nações Amigas, adentrarão solenemente à Academia.

Os cadetes estrangeiros representam países da África do Sul, Cabo Verde, Camarões, Senegal, Tanzânia, Namíbia, Moçambique e Paraguai, reforçando o caráter internacional da formação oferecida pela Aman e a cooperação militar entre o Brasil e nações parceiras.

Nos próximos quatro anos, os cadetes darão continuidade ao processo de formação militar, acadêmica e ética. Ao final do curso, em 2030, serão declarados Aspirantes a Oficial da Força Terrestre, aptos a iniciar a carreira no Exército Brasileiro.

Itinerário acadêmico

A formação do Oficial Combatente de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico tem início na EsPCEx, localizada em Campinas (SP), considerada a porta de entrada para a carreira. Durante um ano, os alunos recebem preparação intelectual, física e moral, voltada aos desafios da vida militar.

No segundo ano do itinerário, já na Aman, os cadetes realizam o Curso Básico de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira. A partir do segundo ano na Academia, o terceiro do Curso de Formação de Oficiais, conforme a classificação obtida na turma, os cadetes escolhem sua Arma, Quadro ou Serviço: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico ou Intendência.

A partir dessa escolha, os alunos passam mais três anos em cursos específicos, com formação que integra treinamento militar operacional e ensino acadêmico. Ao final do curso, os cadetes elaboram um trabalho científico de nível de graduação e são oficialmente declarados Aspirantes a Oficial.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos