RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 7, a tradicional Solenidade de Entrada dos Novos Cadetes, evento que simboliza uma etapa decisiva na trajetória rumo à conquista da estrela de Oficial do Exército Brasileiro. A cerimônia acontece, às 9 horas, no Portão Monumental da Academia, e contará com a presença de autoridades militares e civis, além de familiares e amigos dos novos cadetes.
Realizada ininterruptamente desde 1944, a solenidade é considerada um dos ritos mais emblemáticos da instituição, conhecida como a Casa de Valores do Exército. Após duas semanas de adaptação, os novos alunos participam oficialmente de uma cerimônia que marca o início da formação militar na mais alta escola de formação de oficiais combatentes da América Latina.

Aman recebe cadetes brasileiros e de oito países amigos – Divulgação
Durante a Formatura Militar, o aluno, Daniel de Matos Felippetti Mariano, conhecido como Daniel Mariano, de 18 anos, o mais jovem integrante da Turma “General Gleuber Vieira” e o comandante da Aman, general Igor Lessa Pasinato, realizarão a abertura simbólica do Portão de Entrada dos Novos Cadetes. Em seguida, 403 cadetes, sendo 351 homens e 40 mulheres, oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e 12 cadetes de Nações Amigas, adentrarão solenemente à Academia.
Os cadetes estrangeiros representam países da África do Sul, Cabo Verde, Camarões, Senegal, Tanzânia, Namíbia, Moçambique e Paraguai, reforçando o caráter internacional da formação oferecida pela Aman e a cooperação militar entre o Brasil e nações parceiras.
Nos próximos quatro anos, os cadetes darão continuidade ao processo de formação militar, acadêmica e ética. Ao final do curso, em 2030, serão declarados Aspirantes a Oficial da Força Terrestre, aptos a iniciar a carreira no Exército Brasileiro.
Itinerário acadêmico
A formação do Oficial Combatente de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico tem início na EsPCEx, localizada em Campinas (SP), considerada a porta de entrada para a carreira. Durante um ano, os alunos recebem preparação intelectual, física e moral, voltada aos desafios da vida militar.
No segundo ano do itinerário, já na Aman, os cadetes realizam o Curso Básico de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira. A partir do segundo ano na Academia, o terceiro do Curso de Formação de Oficiais, conforme a classificação obtida na turma, os cadetes escolhem sua Arma, Quadro ou Serviço: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico ou Intendência.
A partir dessa escolha, os alunos passam mais três anos em cursos específicos, com formação que integra treinamento militar operacional e ensino acadêmico. Ao final do curso, os cadetes elaboram um trabalho científico de nível de graduação e são oficialmente declarados Aspirantes a Oficial.