Prefeitura determina uso obrigatório de máscaras em combate à Covid-19 em Resende

3

RESENDE

No primeiro dia após o decreto do prefeito Diogo Balieiro Diniz que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara facial no município, grande parte dos moradores circulavam pelas ruas sem a proteção. O decreto, assinado na noite de quinta-feira, dia 23, determina que os cidadãos utilizem máscara facial como medida de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o decreto fica determinado o uso de máscara facial profissional ou caseira para as pessoas que utilizarem os meios de transporte de passageiros por aplicativo; que desempenharem nas atividades laborais em ambientes compartilhado nos setores público e privado; que adentrarem em estabelecimentos comerciais, hospitais, clínicas, laboratórios, em igrejas e templos de quaisquer cultos. Também é recomendado determinado o uso de máscara para todos os servidores que trabalhem em atendimento ao público, durante o expediente na administração direta e indireta bem como no Pátio Administrativo do Poder Executivo Municipal.

O comunicado também determina sobre a adequação do atendimento na área da saúde. “Fica mantida até o dia 15 de maio a suspensão dos procedimentos realizados pela secretaria de Saúde do município, entre eles, as cirurgias eletivas, com exceção dos casos graves e de cirurgias de Day-Clinic, quando autorizadas pelo Superintendente Municipal de Atenção Hospitalar ou pelo Secretário Municipal de Saúde; exames eletivos de diagnóstico, com exceção dos casos graves, quando autorizados; as consultas ambulatoriais, com exceção dos casos graves ou prioritários. “As medidas são para evitar a propagação do coronavírus em território municipal e para canalizar esforços no atendimento aos casos da Covid-19”, informa o decreto.

Na tarde de sexta-feira, dia 24, a equipe de reportagem foi às ruas para saber se a população estava cumprindo o decreto. Tanto no bairro Manejo, Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade e no bairro Cidade Alegria, na região da Grande Alegria, a maioria das pessoas andavam sem máscaras. Algumas alegavam que não sabiam do decreto. “Vi várias pessoas com máscaras na rua. Não sabia que era obrigatório utilizar máscara. Não fui avisada de nada. Pensei que não era obrigatório e sai de casa para pagar uma conta na lotérica”, disse a dona de casa Sueli dos Santos, 57 anos, dizendo que vai aproveitar e comprar uma máscara na banquinha perto da lotérica da Cidade Alegria. “Vou voltar lá perto da lotérica e pegar quatro máscaras na banquinha e levar para meu marido e minha filha”, contou.

“Antes mesmo do decreto eu estou usando a máscara. Já saio para trabalhar e já vou todo paramentado. Lá no meu trabalho já tenho quatro mascaras que deixo porque não posso ficar sem”, disse o atendente de padaria José Carlos Silva, 22 anos.

TEMPLOS RELIGIOSOS ABERTOS

O decreto também informa que as igrejas, templos religiosos, locais de manifestação religiosa e afins têm autorização para permanecerem abertos durante o período de enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19 seguindo orientações. Entre eles, a lotação máxima autorizada será de 30% da capacidade do templo ou igreja ou local de manifestação religiosa; os lugares de assento deverão ser disponibilizados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo estar bloqueados de forma física aqueles que não puderem ser ocupados; deverá ser assegurado que todas as pessoas, ao adentrarem ao templo, igreja ou local de manifestação religiosa, estejam utilizando máscara e higienizem as mãos com álcool gel 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar. “As igrejas, os templos e os locais de manifestação religiosa ou afins poderão aumentar o número de missas, cultos ou reuniões, se for o caso, a fim de atenderem a capacidade de lotação”, determina o decreto.

3 Comentários

  1. Na rua ninguém é obrigado usar máscaras !!! No decreto fala somente de estabelecimentos comerciais, igrejas e p transporte público, mas na rua não é obrigado estar de focinheira a não ser q vc adentre em um dos estabelecimentos comerciais!!

Deixe um Comentário