RESENDE
O comandante da Academia Militar das Agulha Negras (Aman), general de Brigada, João Felipe Dias Alves, participou na manhã desta terça-feira, dia 19, da solenidade de comemoração do Dia do Exército. Além da formatura dos militares em honra ao pavilhão nacional, aconteceu a entrega de Diplomas Colaborador Emérito do Exército e Medalha do Exército Brasileiro, aos militares e civis colaboradores. A solenidade aconteceu no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes e contou com a presença do efetivo da Academia, da juíza da Comarca de Resende, Ludmilla Vanessa Lins da Silva; o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o vereador Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba.
A cerimônia foi aberta com o hasteamento da Bandeira do Brasil pelo segundo sargento Alessio Lobo Correia e acompanhada pelos do Colégio Estadual Aníbal Benévolo e Escola Municipal Fazenda Santa Maria. Em seguida, como reconhecimento, militares e civis receberam o Diploma Colaborador Emérito do Exército e Medalha do Exército Brasileiro, além de diversas medalhas militares. Dezenas de militares e civis foram agraciados, dentre eles, a 2º Sargento Cristina do Hospital Veterinário da Aman, que completou dez anos de serviço. “É uma sensação indescritível, de dever cumprido diário a cada etapa dessa missão”, afirma a militar. O diretor de Relações Institucionais do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, Carlos Alberto Degelo, também se sentiu honrado pelo reconhecimento ao receber a medalha do Exército Brasileiro. “É um rito muito relevante, encanta. Vir à Academia é um presente para mim e também um fortalecimento de minha missão, que é fomentar a cultura nacional”, afirma o executivo.
O general de Brigada, Felipe fez a leitura da Ordem do Dia, em que foram evidenciadas as ideias força do Exército Brasileiro. “O Exército Brasileiro, ao completar 374 anos de uma existência alicerçada em valores e tradições, e impregnado de um incansável comprometimento com a Nação Brasileira, agradece aos seus bravos soldados de todos os tempos os sacrifícios despendidos e os desafios ultrapassados, sempre em prol da nossa gente, com perseverança e acendrado patriotismo”, disse o comandante, comentando sobre a entrega das honrarias aos militares e civis. “É um orgulho condecorá-los. Externo esse mesmo sentimento por também poder retornar à essa casa, onde cultuamos os valores mais sagrados”, destacou o general.
Ao final da formatura foi realizado o desfile da tropa militar.
A juíza Ludmilla Vanessa falou sobre a importância do evento. “ Um momento para ficar eternizado. Um dia muito importante para todos nós. Fortalecemos a nossa cidadania e a cativamos nos jovens das escolas aqui presentes”, afirmou a juíza que também foi condecorada com a medalha Exército Brasileiro, junto com o vereador Edson Miranda