Barra Mansa inicia primeira fase de vacinação

0

BARRA MANSA

Foi iniciada hoje, dia 19, no Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, na Região Leste, a primeira etapa da vacinação contra Covid-19 em Barra Mansa. No total, serão vacinados 97 profissionais do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19. Nesta terça-feira, 26 deles foram imunizados e receberão a segunda dose da CoronaVac em 8 de fevereiro.  A primeira etapa está prevista para imunizar 2.149 pessoas com 4.510 doses, destinadas a 112 pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência para idosos (LPI), oito pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas, além de profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus para os quais serão direcionadas 34% do total das doses.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, até o momento o município recebeu 2.256 doses, relativa a primeira aplicação.

Sérgio Gomes, afirmou ainda que a segunda dose do imunobiológico deve ocorrer entre 14 e 28 dias. “A Secretaria de Saúde segue rigorosamente o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que há mais de 45 anos é o responsável pelas campanhas brasileiras de vacinação e estabelece que a vacinação contra a Covid-19 acontece, inicialmente, em quatro fases, obedecendo a critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses”, comentou, acrescentando que a segunda etapa da vacinação dependerá da nota técnica que será enviada ao Ministério da Saúde.

A primeira pessoa a receber a dose na cidade, foi o médico e coordenador do Comitê Municipal de Controle e Combate ao Covid-19, Bernardo  Calvano, de 61 anos, ele relatou A VOZ DA CIDADE a emoção de ser o primeiro imunizado de Barra Mansa.“ É uma satisfação muito grande estar sendo imunizado,  principalmente todos nós profissionais de saúde para que possamos enfrentar essa luta no dia a dia e ajudar as pessoas. Gostaria de agradecer os secretários e o prefeito Rodrigo Drable por ter montado o comitê que orienta os gestores em relação a abertura do comércio e a volta às aulas, por exemplo. Estamos muito preocupados com as perdas que estamos tendo dos profissionais de saúde então estamos felizes por estarmos sendo imunizados e continuar trabalhando”, disse.

Nesta quarta-feira, 20, embora seja feriado do dia do padroeiro de Barra Mansa, São Sebastião, o processo de imunização continuará a ser realizado em 112 idosos com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência de idosos (LPI), em oito portadores de deficiência institucionalizados, integrantes da Atenção Básica de Saúde, compostas também por profissionais das equipes das sentinelas, que estão na linha de frente de combate à Covid. Com listagem nominal, a vacinação contemplará inicialmente 2.149 pessoas.

error: Conteúdo protegido !