Com oito meses de retorno das escolinhas de natação do polo do Programa de Esportes para Crianças (PEC), instalado na piscina do Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), os frutos já estão aparecendo. No dia 13 deste mês, acontecerá o Desafio Raia Rápida, festival de natação no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, no Rio.
A competição acontece entre países, com provas de velocidade, 50 metros. Seleções do Brasil, Itália, Argentina, Estados Unidos, estão confirmados para participar do evento. De Angra dos Reis, cerca de 30 jovens nadadores foram selecionados, sendo 15 meninos e 15 meninas. O local onde eles vão nadar não é apenas uma piscina que foi palco das Olimpíadas do Rio em 2016, mas também será uma oportunidade das crianças verem ídolos da natação brasileira e internacional.
“A Prefeitura de Angra foi convidada a participar do Desafio Raia Rápida, no Parque Aquático Maria Lenk, e nós vamos ter a oportunidade de poder contar com a presença de 30 jovens atletas do PEC da piscina do Ceav, participando do festival dois dias antes do evento principal, que reunirá as estrelas da natação internacional, dia 13, e a nossa garotada terá a chance de ver de perto o treinamento dos melhores atletas do mundo, conhecer um complexo esportivo de alto nível, que foi palco da Olimpíada do Rio”, disse o professor Paulo Moté, responsável pela natação no pólo do Ceav.
A iniciativa do projeto é das Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e a Executiva de Esportes e Lazer. Cerca de 400 crianças, jovens, adultos e idosos estão praticando natação no polo.