Alunos de escola estadual de Barra Mansa participam de palestra e de blitz educativa sobre álcool e direção

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

Hoje, dia 19, cerca de 200 estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Baldomero Barbará participaram do projeto “Educação no Trânsito – Escola Nota 10”. A ação é do Governo do Estado, realizada entre as secretarias de Governo e de Educação, tem o objetivo de percorrer escolas públicas de todo o estado com ações educativas. Na ação, os agentes vítimas de acidentes de trânsito envolvendo bebida alcoólica e direção, realizaram palestra e dinâmica para os adolescentes, a fim de conscientizar os futuros motoristas sobre o risco de beber e dirigir.

A palestra contou com a presença de muitos estudantes e alguns participaram da blitz educativa na Avenida Sérgio Braga, próxima ao colégio. Acompanharam os estudantes agentes da Guarda Municipal e do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Na palestra os alunos conheceram as histórias de três pessoas que hoje vivem em cadeiras de rodas. Elas foram vítimas de acidente de trânsito onde o condutor estava embriagado. Depois, foram para a parte prática e participaram da conscientização de motoristas sobre a importância do uso dos itens de segurança e de não beber e dirigir. Sempre nessa abordagem um aluno e um cadeirante.

Abordagem foi feita sempre por um aluno e um cadeirante – Foto: Divulgação Cris Oliveira

A diretora da escola, Regina Dornas, destacou que a ação foi muito positiva e cumpriu com seu objetivo. “Os alunos fizeram perguntas, participaram da palestra. Conheceram histórias de pessoas reais que passaram por um acidente e sabemos que a semente foi plantada. Que eles sejam multiplicadores da frase se beber não dirija”, disse. E Eric Alves, de 18 anos, está disposto a passar essa ideia para frente. Ele contou que a palestra ajudou a todos a refletir sobre pequenos erros que podem acontecer na vida e que podem ser evitados. Outra aluna, Milena Gama de Oliveira, 17 anos, também repassará essa conscientização. “Tenho certeza que depois que tudo que ouvimos vamos passar para frente e ajudar que as pessoas não estraguem suas vidas e nem de outras”, disse.

Renata Novaes Bruzi Moizés, tem 40 anos. Estudante, destacou que muitos realmente não têm consciência e fazem o que é errado. “Vejo muitos acidentes, moro perto da pista. Temos que sempre colocar em nossa consciência o que é certo e errado. Se beber, peça para alguém te buscar. Se não for beber, pode ajudar quem abusou a ir embora em segurança”, destacou.

Palestra foi bem dinâmica com os alunos – Foto:. Divulgação

E Thaíssa Nataly Ferreira, 18 anos, se emocionou com a história de uma das integrantes do projeto, a Fernanda. Ela ficou cadeirante após sofrer um acidente de trânsito por conta do motorista estar alcoolizado. “Ela disse que precisou aprender a fazer as coisas básicas da vida novamente, como comer, escovar os dentes, pentear o cabelo. Relembrei da minha mãe que sofreu um acidente de moto e quebrou o braço e também precisou aprender a fazer tudo com a outra mão. Vi quanto isso é muito difícil para uma pessoa. A Fernanda é uma mulher maravilhosa que não desistiu da vida após o acidente, teve uma superação extraordinária e usa sua história para poder ajudar outras pessoas”, falou a aluna.

Thaíssa se emocionou com a história de superação de Fernanda – Foto: Divulgação Cris Oliveira

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos