Programa Saúde da Mulher oferece 60 atendimentos em Floriano

0

A Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge da Fonseca Ramos, no distrito de Floriano, foi palco de uma ação gratuita promovida pelo Sindicato Rural, em parceria com a prefeitura e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Trata-se do Programa Saúde da Mulher, destinada especialmente ao público feminino que vive em áreas rurais e encontra dificuldade de acesso a exames e vacinas. Foram oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites, vacina de HPV, coleta de sangue e exame preventivo, consulta médica, palestras (DST, nutrição, alimentação, etc.) e recreação para crianças, além de alimentação e distribuição de kits. Aproximadamente 60 mulheres foram atendidas durante todo o dia, número que superou a expectativa dos organizadores.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, Adilson Delgado Rezende, o programa é mais um passo na busca por melhorias para quem vive no campo. “O ‘Saúde da Mulher’ permite ampliar a área de atuação da entidade e levar aos produtores rurais um trabalho de promoção social. A saúde de quem vive em áreas rurais precisa de atenção, devido à sua distância dos grandes centros e dificuldade de acesso a atendimentos. Para isso, fizemos parcerias e, com esse programa, atendemos as mulheres dos distritos rurais”, explicou Adilson.

Quem esteve no local aproveitou a oportunidade. A dona de casa Natália Pereira, de 24 anos, realizou todos os exames disponíveis. Segundo ela, nunca teve essa oportunidade de fazer muitos dos testes disponibilizados e se não fosse o programa, não teria feito. “Claro que sempre torcemos para os resultados serem negativos, mas é muito importante ter a possibilidade de checar a saúde, de vez em quando. Se algo der positivo, podemos tratar e melhorar”, esclareceu.

Outra que se beneficiou do programa foi a estudante Daniele dos Anjos Assis, 23 anos. A moradora da Vila dos Remédios, localizada no distrito, contou que sempre procura se cuidar. Citou que faz o exame preventivo e outros com frequência, mas é um processo demorado, precisa enfrentar fila e marcar com antecedência. “É maravilhoso que, hoje, a gente pode vir e fazer tudo na hora, sem complicação. O bairro precisa desse tipo de atenção, principalmente por conta da distância do Centro. Os realizadores dessa ação estão de parabéns”, comemorou Daniele.

A prevenção e a promoção da saúde são fatores estimulados no programa. “Esses aspectos são o foco da atenção primária, que é o objetivo dos postos de saúde. Programas sociais como esse, nas comunidades, são sempre bem-vindos, porque dão aos pacientes acesso aos diversos procedimentos ofertados em um único espaço e de forma rápida. É promoção em saúde acontecendo de forma inclusiva e eficiente”, concluiu a supervisora técnica dos direitos da Secretaria de Saúde, Fernanda dos Santos Farias.

Deixe um Comentário