Um empresário moderno só consegue desenvolver sua atividade se toma suas decisões de modo antecipado e fundamentado, ou seja, se antecipa os riscos para equalizar a melhor decisão a ser tomada.
Para isso, é de suma importância ter um acompanhamento jurídico de qualidade para lhe auxiliar nas antecipações destes riscos e, por consequência, no planejamento e crescimento empresarial.
Uma característica do Brasil são suas incontáveis alterações de leis que regulam a iniciativa privada, onde o empresário é obrigado constantemente a se adequar as novas normas, como alterações trabalhistas, tributárias, etc.
Apesar disso, advogados só são procurados depois de ajuizada uma ação na Justiça, o que impossibilita a antecipação dos riscos e compromete diretamente a lucratividade da empresa o que, em situações mais extremas, podem levá-la a falência.
Na verdade, a assessoria jurídica auxilia a empresa para seu regular desenvolvimento, analisando possíveis riscos em ações judiciais, a fim de que o empresário não prejudique sua atividade por assumir riscos desnecessários, em virtude da falta de planejamento.
Tainá Borges
OAB/RJ 211.587-E