BARRA MANSA
Na manhã de ontem, dia 19, foram entregues 61 óculos gratuitos aos alunos da rede municipal de ensino de Barra Mansa. A ação, que acontece pelo segundo ano consecutivo, faz parte do Projeto Ver e Viver desenvolvido pela empresa ArcelorMittal, em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa. Nesta edição, os exames de acuidade visual foram realizados em oito escolas, com encaminhamento de 212 estudantes para consultas com especialista, e apenas 61 apresentaram a necessidade dos óculos. A entrega dos óculos ocorreu no Centro de Educação Integrada Vieira da Silva.
Para o projeto, a Fundação ArcelorMittal contratou oftalmologistas, garantiu o transporte dos alunos até o Ciep da Vila Maria, onde um consultório foi estruturado. No mesmo dia da consulta, foi efetuada a armação das lentes com cerca de 300 opções. Todo esse procedimento ocorreu durante o mês de agosto. Após dois meses, os alunos que tiveram problemas de visão confirmados pelo especialista, receberam os óculos.
Segundo o secretário de Educação, Fernando Vitorino, a segunda edição do Ver e Viver consolida a parceria pública privada e melhora a qualidade do desempenho escolar dos alunos. “A proposta tem permitido a convergência dos interesses da prefeitura e da empresa como alternativa para melhorar o processo de aprendizagem dos nossos alunos e do cotidiano da sua própria vida”, destacou.
Um dos beneficiados do projeto é o pequeno Yuri Ramos Marques, de oito anos, aluno da Escola Municipal Júlio Branco, no Km 4. A mãe do menor, Rosângela Oliveira, disse que os óculos representam mais saúde para seu filho, além de uma boa economia para o orçamento da família.
Sobre o projeto
O Projeto Ver e Viver foi criado em 1997 na ArcelorMittal Piracicaba e replicado para mais de 20 cidades brasileiras desde 2000. Mais de 200 mil alunos foram submetidos a testes de acuidade visual, com quase 12 mil óculos entregues.