ITATIAIA
Está marcada para o dia 02 de dezembro a entrega dos títulos de posse do processo de regularização fundiária do bairro Nova Conquista. A data foi marcada durante encontro na última semana entre o secretário de Habitação, João Alberto de Oliveira Avellar e o presidente Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), Mayumi Sone. O processo teve início em 2010. Quinhentas famílias serão beneficiadas.
O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB) destacou que a entrega do título representa a concretização do sonho das famílias em ter a casa própria. “Essa entrega irá retirar várias famílias da clandestinidade e será a concretização do sonho daquelas pessoas de terem a casa própria. Devolveremos a dignidade dos moradores que poderão dormir sem a insegurança de que alguém irá chegar para expulsá-los no dia seguinte. Lutaremos para regularizar a situação dos outros bairros e assim dar aos itatiaienses infra-estrutura e condições de vida adequadas”, ressaltou o prefeito.
O secretário de Habitação informou que no final do ano passado os moradores assinaram os documentos que seguiram para a Secretaria de Estado de Habitação dar prosseguimento e agora, após cumprirmos algumas metas determinadas pelo Iterj, foi marcada a cerimônia para entrega dos títulos. “A princípio seriam 630 famílias, mas 130 estão irregulares porque não participaram do cadastro, porém já acertamos com o instituto a visita a essas famílias para concluir o cadastro deles até março do ano que vem”, explicou João Alberto.
Com a regularização, de acordo com o secretário, os moradores do bairro garantem o direito social à moradia digna e às condições de vida adequadas. João Alberto completou que recebeu o pedido do prefeito que desse prioridade no processo de regularização da Nova Conquista. “A preocupação dele em devolver a dignidade desses moradores é muito grande. Nós visitamos o bairro e conversamos com as famílias sobre as recentes invasões que vinham acontecendo. Não queremos perseguir, nem coagir ninguém para sair das casas, mas procuramos a melhorar maneira dessas pessoas habitarem o local tendo itens básicos como saneamento”, destacou.
MAPA DE REGULARIZAÇÃO
Durante a reunião no Iterj ficou definido que será criado um mapa de regularização fundiária de Itatiaia e realizado o georrreferenciamento com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o secretário, na próxima vinda do Iterj na cidade serão percorridos todos os bairros para dar início ao mapa. Além disso, destacou que já visitaram os bairros e sabem da necessidade do Jambeiro, Vila Flórida, Jardim Manchete, Vila Esperança e Vila Pinheiro.
“Mas esse mapa é de extrema importância para que nenhuma localidade seja esquecida. Já começamos na zona rural o georreferenciamento com o IBGE e agora vamos estender para toda cidade. Esse trabalho nos dará a exata noção, por exemplo, de áreas de risco e áreas habitáveis. Nesse decorrer vamos precisar da ajuda da população com as invasões e no futuro iremos a Policia Habitacional, em parceria com a Ordem Pública e a Guarda Civil Municipal, mapeando assim os pontos críticos que terão ronda diariamente”, comentou o secretário.