VOLTA REDONDA
Estão abertas as inscrições para o edital Sebrae Delas – Mulher de Negócios. A iniciativa visa fortalecer os negócios liderados por mulheres, por meio de orientações sobre gestão empresarial e comportamento empreendedor. Poderão se inscrever empreendedoras situadas em Volta Redonda e região.
As inscrições vão até a o próximo dia 28, por meio do link https://bit.ly/2EKwiub e as selecionadas irão participar do projeto com duração de seis meses, no período de julho a dezembro. Todas as participantes serão avaliadas com base no nível de maturidade do seu negócio e de acordo com o porte (candidata a empresária, microempresa ou microempreendedor individual – MEI).
De acordo com a coordenadora do Comunidade Sebrae, Carla Panisset, esse projeto visa aumentar a competitividade dos negócios liderados por mulheres, trabalhando as habilidades que elas mais precisam para desenvolver suas empresas. “Temos que mudar a realidade da maioria dos negócios liderados por mulheres, que possuem pouco valor agregado e geram menos receita do que os negócios liderados por homens”, disse.
Conforme constatou um relatório produzido pelo Sebrae, representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter uma outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira. Hoje, as 9,3 milhões de mulheres que estão à frente de um negócio representam 34% de todos os donos de negócios formais ou informais no Brasil.
MULHERES EMPREENDEDORAS
Segundo o Sebrae, em todo o país, as mulheres donas de negócios toma menos empréstimo, mas pagam taxas de juros maiores, cerca de 3,5% acima da média praticada para os homens. Abaixo, alguns dados do Sebrae sobre o empreendedorismo feminino no país:
- Entre 49 países do mundo, o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os “Empreendedores Iniciais”
- As mulheres Donas de Negócio (formais e informais) são mais jovens, do que os homens. São 43,8 anos contra 45,3 anos no caso do sexo masculino
- As Donas de Negócio têm maior escolaridade (16% maior), mas ganham – em média – 22% a menos que os homens na mesma posição
- Parcela expressiva das mulheres Donas de Negócio trabalha em casa – 25%. No caso específico das mulheres que são Microempreendedoras Individuais (MEI) esta proporção sobe para 55%.
- As mulheres empresárias tomam menos empréstimo e com valor médio igualmente menor. O valor médio do empréstimo para mulheres é – em média – R$ 13.071 menor que o dos homens.
- As empresárias pagam taxas de juros maiores. A taxa anual para empresárias é 3,5 pontos percentuais acima dos donos de pequenos negócios
- A taxa de inadimplência das mulheres é inferior à registrada por homens. 3,7% para mulheres contra 4,2% para os empresários
- Quase metade dos MEI existentes no país são mulheres (48%).
- As mulheres MEI se destacam em atividade de beleza, moda e alimentação
- As mulheres MEI trabalham mais em casa (55%)