>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Um encontro para fortalecer a Cachaça Artesanal no interior do estado

Por Andre
bnr am aniv barra mansa 970x150

Vassouras sediou no dia 17 de maio, no Centro Cultural Cazuza, um encontro com produtores de cachaça do Estado do Rio de Janeiro através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras. O evento foi o marco inicial da construção de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Cachaça Artesanal no Vale do Café e contou com a participação do Superintendente de indústria e agronegócios do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Cáceres.

Com grande participação dos produtores da região, registraram presença as seguintes cachaçaria: Cachaça Itajoana, Cachaça Carvalheira, Cachaça D. Vânia, Cachaça Magnífica, Cachaça Vieira & Castro, Cachaça Santa Rosa, Cachaça Santa Iria, Cachaça Cana Karan e Cachaça Fazenda Ribeirão.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, anfitrião da reunião, lembrou do protagonismo histórico da região na produção de cachaça artesanal e afirmou que o Vale do Café é um celeiro de grandes produtores, se colocando à disposição para colaborar no fortalecimento do setor. “Foi uma reunião muito produtiva. A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo. Vassouras e o Vale do Café tem grandes representantes da bebida e grande potencial para expansão. Vamos em frente!” Wanderson frisou ainda a importância desse tipo de arranjo não só para o desenvolvimento econômico, mas também para o desenvolvimento do turismo. “Fortalecer a promoção e a comercialização dos produtos locais, principalmente produtos que tem identidade com a região, como o café e a cachaça tem atenção especial nas nossas políticas públicas de desenvolvimento econômico e de turismo”.


O Prefeito Severino Dias participou da abertura do evento e reafirmou o seu compromisso com o fortalecimento do setor. Falou sobre os preparativos para a criação do Museu da Cachaça, que em breve será inaugurado e lembrou que se deu no seu governo – já no primeiro ano de mandato, em 2017 – a construção da primeira Feira da Cachaça de Vassouras, realizada na Estação Ferroviária. A feira em 2019 estará em sua terceira edição. “Reconhecemos o papel estratégico que a produção de cachaça tem em nosso município e em nossa região. A cachaça é um produto versátil que envolve uma vasta cadeia produtiva, envolve o turismo, a agricultura, o comércio e outros setores e tem grande potencial de geração de emprego e renda para colaborar com o nosso desenvolvimento econômico. Entre outras medidas, estamos criando o Museu da Cachaça, e vamos fortalecer a Feira da Cachaça de Vassouras, para apoiar os produtores que já estão no ramo e para estimular o surgimento de novos produtores”, falou o prefeito.

O evento contou com a participação do Sebrae, da Universidade de Vassouras, da Emater Rio, do Ministério da Agricultura, pecuária e abastecimento. Contou também com a participação do Beer Somellier José Honorato Moreira Junior falando sobre oportunidades e divulgação das cachaçarias fluminenses.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos