Vassouras sediou no dia 17 de maio, no Centro Cultural Cazuza, um encontro com produtores de cachaça do Estado do Rio de Janeiro através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras. O evento foi o marco inicial da construção de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Cachaça Artesanal no Vale do Café e contou com a participação do Superintendente de indústria e agronegócios do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Cáceres.
Com grande participação dos produtores da região, registraram presença as seguintes cachaçaria: Cachaça Itajoana, Cachaça Carvalheira, Cachaça D. Vânia, Cachaça Magnífica, Cachaça Vieira & Castro, Cachaça Santa Rosa, Cachaça Santa Iria, Cachaça Cana Karan e Cachaça Fazenda Ribeirão.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, anfitrião da reunião, lembrou do protagonismo histórico da região na produção de cachaça artesanal e afirmou que o Vale do Café é um celeiro de grandes produtores, se colocando à disposição para colaborar no fortalecimento do setor. “Foi uma reunião muito produtiva. A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo. Vassouras e o Vale do Café tem grandes representantes da bebida e grande potencial para expansão. Vamos em frente!” Wanderson frisou ainda a importância desse tipo de arranjo não só para o desenvolvimento econômico, mas também para o desenvolvimento do turismo. “Fortalecer a promoção e a comercialização dos produtos locais, principalmente produtos que tem identidade com a região, como o café e a cachaça tem atenção especial nas nossas políticas públicas de desenvolvimento econômico e de turismo”.
O Prefeito Severino Dias participou da abertura do evento e reafirmou o seu compromisso com o fortalecimento do setor. Falou sobre os preparativos para a criação do Museu da Cachaça, que em breve será inaugurado e lembrou que se deu no seu governo – já no primeiro ano de mandato, em 2017 – a construção da primeira Feira da Cachaça de Vassouras, realizada na Estação Ferroviária. A feira em 2019 estará em sua terceira edição. “Reconhecemos o papel estratégico que a produção de cachaça tem em nosso município e em nossa região. A cachaça é um produto versátil que envolve uma vasta cadeia produtiva, envolve o turismo, a agricultura, o comércio e outros setores e tem grande potencial de geração de emprego e renda para colaborar com o nosso desenvolvimento econômico. Entre outras medidas, estamos criando o Museu da Cachaça, e vamos fortalecer a Feira da Cachaça de Vassouras, para apoiar os produtores que já estão no ramo e para estimular o surgimento de novos produtores”, falou o prefeito.
O evento contou com a participação do Sebrae, da Universidade de Vassouras, da Emater Rio, do Ministério da Agricultura, pecuária e abastecimento. Contou também com a participação do Beer Somellier José Honorato Moreira Junior falando sobre oportunidades e divulgação das cachaçarias fluminenses.