Depois que tiveram as casas invadidas pela água da chuva e pela lama, moradores da Rua Isabel Ventura, no bairro Retiro, em Volta Redonda, resolveram eles mesmos retirar a sujeira da rua. Só que, os dias estão passando e o entulho continua empilhado no local. Temendo que com novos temporais a terra volte a invadir as residências, os moradores solicitam a ajuda do Poder Público.
Os moradores cintam que afastaram o barro, mas precisa com urgência de uma máquina e um caminhão para retirar o material, antes que caia outro temporal. Disseram que fizeram a parte deles e agora aguardam que a prefeitura recolha os entulhos.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda (SMI) informou que já foram retiradas quase cinco mil toneladas de barro e entulhos, desde o último domingo em toda a cidade. Lembrou ainda que mais de 600 homens estão trabalhando incansavelmente, durante todos esses dias. “É importante que se entenda isso”, informou, garantindo que nesta sexta feira, uma equipe deverá ir aos locais citados. A expectativa é que em menos de dez dias, toda a cidade estará totalmente limpa.
Segundo dados da SMI, somente na quarta-feira, 10, foram retirados 3.700 toneladas de lama e recolhidos 50 caminhões de entulhos. Cerca de 45% da limpeza da cidade já está pronta e em menos de uma semana deverá ser concluído, dependendo apenas das mudanças climáticas. Ontem, a atenção da equipe esteve voltada para a última rua que ainda estava obstruída, a Avenida Mantiqueira, no Retiro.