O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou nesta segunda-feira, dia 7, o extrato do termo de transferência do trecho da BR-393 para o município de Volta Redonda. Assim que recebeu a informação, o prefeito Samuca Silva ordenou o início da pintura da sinalização horizontal da via, para demarcar novas vagas de estacionamento.
Já na noite de segunda-feira, Samuca Silva acompanhou o início da pintura junto com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, e o vereador Washington Granato. Duas equipes começaram a demarcar as vagas de estacionamento, pelo bairro 207 e na Vila Santa Cecília.
O trecho que será municipalizado é da altura da antiga boate Porão até o limite de Volta Redonda com Barra Mansa, na altura do bairro Santa Inês.
O prefeito Samuca Silva disse que esse é mais um grande nó que foi desatado pela administração municipal. A municipalização foi negociada pelo prefeito e pelo vereador Granato, que estiveram por diversas vezes em Brasília para conseguir com que Volta Redonda assumisse o trecho urbano.
“A publicação apenas oficializou a municipalização do trecho, que passa a ser administrado pela prefeitura. Com isso, poderemos promover melhorias, regularizar as vagas da Vila Santa Cecília, 207 e Avenida Getúlio Vargas, por exemplo. Além disso, vamos poder implantar ciclovias, entre outras ações de mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Samuca Silva.
O prefeito lembrou que, atualmente, é proibido o estacionamento de veículos na BR-393 no trecho que passa pela 207, em frente ao shopping No bairro Vila Santa Cecília, e na Avenida Getúlio Vargas. “Determinei que todas essas vagas sejam devolvidas ao cidadão. Por isso essa municipalização é importante para a mobilidade urbana da nossa cidade. Conseguimos através de muito diálogo. Lembro que essa municipalização só foi possível com a inauguração da Rodovia do Contorno, que tirou oito mil veículos por dia de transitar pela nossa cidade”, concluiu o prefeito.