>
renascer ead digital

Profissionais de saúde da UPA de Barra Mansa reclamam de atraso de salário

Por Idel Pinheiro
728x90 seguranca

BARRA MANSA

Os profissionais do setor de saúde que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro de Barra Mansa estão indignados com o atraso nos proventos. Membros da equipe de clínicos e pediatras informaram ao A VOZ DA CIDADE que estão sem receber salários desde o mês de agosto, totalizando dois meses de atraso. Apesar de lamentar a situação, os profissionais seguem em atividade com a rotina de atendimentos na UPA.

E é neste momento que eles acusam o entrave burocrático entre a Prefeitura de Barra Mansa, a Santa Casa e uma Organização de Saúde que por ora é a atual responsável pela gestão da instituição. Segundo um profissional que falou à reportagem na segunda-feira, dia 12, e optou em omitir seu nome e função temendo represálias, o problema abrange aproximadamente 60 profissionais. “Estamos numa situação complicada. Soubemos da promessa de resolução pelo governo municipal, a Secretaria de Saúde. Mas nada recebemos ainda até hoje (dia 12). Nossa expectativa é que tudo seja resolvido antes do feriado, ao menos o atual mês cheio. Gostaríamos de ter nosso problema financeiro sanado. São dois meses de atraso e nem assim deixamos de atender a população que nada tem a ver com isso”, comenta o profissional alegando que a troca de gestão para a Organização de Serviço (OS) teria gerado o desencontro na gestão financeira. “Toda vez que muda o processo isso acontece. As coisas vão se repetindo e temos que pedir solução”, conta.

O período do ‘desencontro financeiro de gestão’ indicado pelo profissional da UPA ocorreu quando o pagamento deles era efetuado pela Santa Casa, que por sua vez recebia o repasse de recursos oriundos da Prefeitura, sendo que atualmente essa gestão da UPA é gerenciada por uma OS. A Santa Casa alega que não recebeu todo o dinheiro da administração municipal, enquanto que o governo informou que acertou tudo normalmente. Pelas redes sociais diversos posts dos funcionários da UPA citam trechos desta transição na gestão da unidade. Há, inclusive, o post de uma profissional citando ter recebido a confirmação do prefeito negando ter dívidas com a Santa Casa. “Tenho sete anos de casa e há três enfrentamos problema parecido como esse, quando ficamos sabendo que houve repasse da Secretaria de Saúde, mas não realizaram o pagamento aos trabalhadores. A OS assumiu em setembro, trabalhamos por questões éticas e vivemos em meio ao desencontro de informações”, critica a profissional.


PAGAMENTO

Nesta terça-feira, 13, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o salário em atraso de médicos se refere ao último mês em que a UPA estava sob a gestão da Santa Casa de Misericórdia. Portanto, a instituição é quem deve regularizar a situação. Com relação à atual gestão realizada pelo OS (Organização Social), a Secretaria de Saúde informou que os repasses de recursos estão em dia.

Ainda nesta terça-feira, a reportagem buscou informações sobre a situação junto à Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. Entretanto, a provedoria da instituição informou através de sua assessoria de imprensa que não se pronunciará no momento.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos