ANGRA DOS REIS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu, na quarta-feira, 18, uma ação de conscientização na BR-101, em Angra dos Reis, como parte da campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela Proteção”. A iniciativa integra as atividades do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A mobilização foi conduzida por policiais rodoviários federais da delegacia da PRF em Itaguaí, que realizaram abordagens educativas em diversos veículos de transporte de passageiros que circulavam pelo trecho. O objetivo foi orientar motoristas e passageiros sobre a prevenção de diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes.
Durante a ação, foram reforçadas informações sobre o enfrentamento à violência e à exploração sexual, o combate ao trabalho infantil, a importância de evitar o consumo de álcool por menores de idade e a necessidade de comunicação imediata em casos de desaparecimento. Ao todo, 415 pessoas foram sensibilizadas com as orientações repassadas pelas equipes.
Segundo a PRF, períodos de festas e grandes eventos exigem atenção redobrada, já que situações de violação de direitos tendem a aumentar. A campanha também destacou o papel da sociedade na proteção de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, incentivando a identificação de possíveis sinais de abuso e a realização de denúncias por meio do Disque 100.
A iniciativa reforça a parceria entre a PRF e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, consolidando o compromisso da corporação com a promoção e defesa dos direitos humanos, especialmente no Sul Fluminense.