RESENDE
No início da madrugada deste sábado, dia 31, uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Resende resultou na apreensão de 276 kg de pó branco, destinado à preparação de drogas. O material, que estava sendo transportado sem documentação fiscal, foi encontrado dentro de um veículo de carga. A substância, após perícia, foi identificada como lidocaína, usada no processo de ‘diluição’ da cocaína para comercialização.
A abordagem ocorreu no km 305, em Resende, quando uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) se deparou com um veículo VW/FOX, de placas de São Paulo. O motorista, de 42 anos, alegou estar levando produtos químicos de São Paulo para o Rio de Janeiro, mas não soube informar a natureza do material ou apresentar a documentação necessária. Questionado sobre o destino final, o homem inicialmente disse que entregaria o produto no Aeroporto Internacional do Galeão, mas logo confessou que não sabia ao certo o local de entrega, dependia do GPS e que um desconhecido o aguardaria para dar prosseguimento à transação no Rio. O destino indicado pelo aparelho apontava para o Complexo da Maré, área conhecida pela forte presença do tráfico de drogas.
Dentro do veículo, foram encontrados 12 sacos, cada um pesando 23 kg, totalizando 276 kg de um pó branco. O material foi submetido ao narcoteste, que não indicou cocaína. A suspeita, então, foi confirmada: o pó continha lidocaína, uma substância comum no processo de “batimento” da cocaína, onde o insumo é usado para aumentar o volume do entorpecente.
Diante da irregularidade e da falta de documentos que comprovassem a legalidade do transporte, a PRF encaminhou o caso à 89ª Delegacia de Polícia (DP), de Resende. Perícias subsequentes confirmaram a presença da lidocaína, e o material foi encaminhado à Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, para exames mais detalhados. Além disso, o veículo e o celular do suspeito foram apreendidos para investigação da Polícia Civil, que segue apurando a origem e o destino do produto químico.
PRF apreende grande quantidade de insumo químico destinado à produção de drogas em Resende
Polícia Rodoviária Federal intercepta transporte de produto químico no valor de R$ 2 mil, utilizado para ‘batizar’ cocaína
Os produtos químicos apreendidos estavam sendo transportados ilegalmente para possível uso na produção de drogas no Rio de Janeiro - Divulgação

