RESENDE
Vinte e cinco servidores municipais participaram nesta quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 de agosto, do Curso de Agente de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae/RJ. A capacitação, realizada na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), faz parte do planejamento do programa Cidade Empreendedora, ao qual Resende aderiu recentemente e que visa fomentar o crescimento local através da implantação de políticas de desenvolvimento que contemplam diversas áreas da gestão.
Durante os dois dias de curso as atividades foram desenvolvidas pela Consultora do Sebrae, professora Ieda Zanotti, e contou com estudos de caso, debates e leitura da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, e sua aplicação no município. Entre os temas abordados nos dois dias de atividades, estão: “Desenvolvimento: como vejo e desejo o meu município”; “Município e municipalidade”; e “Hierarquia das leis”, entre outros assuntos diretamente ligados ao desenvolvimento municipal.
Participaram do curso, servidores das Secretarias Municipais de Educação; Desenvolvimento Rural; Administração; Indústria, Comércio e Turismo; além da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR); Procuradoria Geral do Município; Divisão de Fiscalização e Posturas; Superintendência de Licitações e Contratos, e Vigilância Sanitária. A presença dos agentes de desenvolvimento é comum em todos os municípios nos quais há a atuação do Sebrae. Atualmente, Resende conta com apenas três, contingente que será reforçado após a conclusão do curso.
De acordo com a superintendente municipal de Comércio, Iara Puello, assim que a Prefeitura formalizou sua adesão ao Cidade Empreendedora, foi realizado um mapeamento e um diagnóstico sobre a cidade e instituído o Plano Municipal de Desenvolvimento (PMD) – planejamento que irá nortear as ações realizadas no município visando fortalecer ainda mais o empreendedorismo. Recentemente a Prefeitura fez também a validação dos NEOs (Núcleos de Execução Operacional), que são responsáveis pelo acompanhamento das consultorias que compõem a execução do programa nas diversas áreas de atuação.
A próxima etapa agora será a realização de capacitações específicas para cada segmento, abordando ações e estratégias que deverão se implementadas no município com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de cada setor.